Agrobid
Árabes podem aumentar oferta de fertilizantes para o Brasil
Updated: Mar 17, 2022
Países fornecem 26% dos fertilizantes importados pelo mercado nacional

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, se reuniu com representantes de países árabes para debater a possibilidade de aumentar a exportação de fertilizantes para o Brasil. Segundo a ministra, com a redução das exportações de Rússia e Bielorrusia, o Brasil precisa trabalhar em uma “diplomacia dos insumos”.
Países fornecedores
Juntos, os países árabes fornecem 26% dos fertilizantes importados pelo Brasil, segundo a Câmara de Comércio Árabe Brasileira. Entre os principais fornecedores do bloco estão Marrocos, Catar, Arábia Saudita, Egito, Omã e Argélia. Em conjunto os países árabes são o principal exportador mundial de fertilizantes, seguidos por Rússia, China, Canadá e Estados Unidos. O Brasil é o principal destino das exportações árabes de fertilizantes, seguido principalmente por Índia, Estados Unidos, Tailândia, Turquia e Argentina.
Interesse na compra
A ministra disse que o ministério vai conversar com empresas e cooperativas do setor agrícola sobre o interesse em aumentar a compra desses produtos dos países árabes. Ainda segundo a ministra, é importante mostrar para as empresas brasileiras o potencial dos países árabes para esse suprimento e que é um momento de oportunidades para os dois lados.
Próxima safra preocupa
O Brasil importa mais de 85% dos fertilizantes utilizados na agricultura e no caso do potássio são 95% do seu consumo. O governo também trabalha na logística para a importação de fertilizantes. De acordo com a Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, é importante o Brasil diversificar as origens de importações de fertilizantes para se preparar para a próxima safra.
Oportunidade
Pensando em investir em máquinas agrícolas? Clique aqui e confira as opções de tratores e implementos disponíveis no nosso marketplace.