Agrobid
9 dicas para um melhor manejo de pastagem
Saiba como otimizar o seu pasto e ter uma maior produtividade

Existem muitos fatores que desempenham um papel na produtividade das pastagens. Alguns fatores podem ser controlados, enquanto outros não.
Confira abaixo 9 dicas que vão te ajudar a melhorar o seu pasto.
1 - Sobrepastoreio
Quando as pastagens são continuamente sobrepastoreadas, as plantas são enfraquecidas e muitas espécies produtivas morrem, sendo substituídas por outras improdutivas. A área foliar é reduzida e a taxa de crescimento é lenta. O escoamento de água é aumentado; a temperatura do solo aumenta; e a qualidade geral e a quantidade de pastagens diminuem.
2 - Subpastoreio
Quando as pastagens são subpastoreadas, a forragem se acumula e não é utilizada. O subpastoreio também permite o estabelecimento de sarças e espécies lenhosas.
3 - Aplicação de cal
A cal fornece nutrientes importantes e corrige a acidez do solo. Os solos ácidos podem limitar o crescimento e o vigor das plantas, especialmente para as leguminosas. As necessidades de cal são determinadas pelo teste do solo.
4 - Fertilização
A maioria das pastagens permanentes se beneficiaria de um teste de solo e subsequentes aplicações de fertilizantes. O fertilizante nitrogenado deve ser usado com parcimônia, porque aumenta os rendimentos apenas por um curto período de tempo e depois deve ser repetido, se os rendimentos devem ser mantidos. O fertilizante nitrogenado tende a diminuir o teor de leguminosas, porque o crescimento da grama sombreia as leguminosas e reduz seu vigor.
5 - Leguminosas
As leguminosas fornecem nitrogênio para gramíneas, aumentam a produtividade e melhoram muito a qualidade do pasto. Elas requerem altos níveis de fertilizantes de cal. Se as leguminosas devem ser mantidas, elas devem ser pastadas adequadamente. Algumas leguminosas podem fornecer pastagens de qualidade durante o verão, quando as gramíneas de estação fria são menos produtivas.
6 - Plantas daninhas
Em geral, as plantas que estão crescendo em uma pastagem permanente são as que se adaptam às condições existentes na pastagem. Para mudar as espécies de plantas, o ambiente precisa ser mudado.
O gado comerá algumas ervas daninhas, quando são jovens e vegetativas. Um bom manejo do pastoreio eliminará a necessidade de tosquia na maioria dos casos.
7 - Seleção de espécies
Espécies forrageiras têm traços de 'personalidade' que devem ser combinados com características do solo e uso de pastagens. Algumas leguminosas têm preferências específicas de drenagem do solo, calcário e fertilidade.
8 - Abastecimento de água
Pesquisas e observações verificaram que o gado prefere ter seu abastecimento de água a 600 pés da área de pastagem. O desempenho dos animais e a uniformidade do pastejo são aprimorados porque eles gastam menos tempo e energia caminhando até o abastecimento de água.
A qualidade da água deve ser uma alta prioridade. O sistema de água se torna um ponto focal à medida que o número de piquetes aumenta. As linhas de água podem ser deixadas no topo do terreno até que o projeto do paddock seja finalizado.
9 - Área do pasto
Observe suas áreas de pastagem de diferentes locais. Onde estão as encostas e em que direção elas estão voltadas? Quais encostas têm o melhor crescimento das plantas?