• Agrobid

Agrobid apresenta os destaques da genética Canchim

Lotes com touros e novilhas incríveis estão disponíveis na Loja Agrobid
Imagem via Ilma Agropecuária
Os preços dos animais disponíveis na Loja Canchim no Agrobid Marketplace variam de R$ 9.500,00 a R$ 16.000,00. (Foto: Ilma Agropecuária)

O Agrobid realizou o Webinar Genética Canchim e apresentou os destaques de touros e novilhas disponíveis na loja Canchim do Superbid Marketplace. Clique aqui e acesse.


O bate-papo contou com a presença de três grandes pecuaristas: Adriano Lopes, da Canchim Ilma Agropecuária; Valentin Suchek, da Canchim Canta Galo; e Emílio Gouvêa, da Canchim Mangalba. A live também contou com a participação do leiloeiro Devanir Ramos.


Qual raça utilizar em cruzamento?

Durante o Webinar, o leiloeiro Devanir Ramos conversou com o zootecnista Alexandre Zadra. Quando questionado sobre qual a melhor raça para cruzamentos com Canchim, Zadra disse que é importante levar em consideração se a concepção do animal vai ser por monta natural ou inseminação artificial. “Se for inseminação, a gente pode usar a base, por exemplo, de um zebu e entrar com uma raça européia. Seja o Charolês para o animal ter maior porte ou um Angus para menor porte e aproveitar a F1”, disse.


Qualidades para reprodução

Durante a apresentação dos lotes, Devanir e os pecuaristas presentes citaram as qualidades da raça na reprodução, enfatizando a produtividade do Canchim, produzindo bezerros, que ganham muito peso após o nascimento até a terminação. A carcaça do animal também chama a atenção, com alto volume de musculatura traseira e períneo profundo. “É um animal que caminha bem e tem uma curvatura em seus membros superiores que o tornam excepcional em cobertura a pasto”, exalta. “São animais com aprumos perfeitos, prepúcio ajustado e mocho natural”, complementa Valentin Suchek sobre a avaliação de seus animais.


Na cobertura a pasto, o Canchim consegue cobrir cerca de 80%. “Você pode trabalhar tranquilamente na proporção de 1x40, pois o touro tem a capacidade de caminhar, tem aprumos e conforto térmico", disse Adriano Lopes.


A capacidade de monta a campo foi o que surpreendeu o criador Emílio Gouvêa, da Canchim Mangalba, que vem apostando na raça há sete anos. “Todas as raças são maravilhosas, mas o que me chamou a atenção no Canchim foi a diversidade e a capacidade de cobertura em monta a campo, e isso nem todas as raças tem em um cruzamento industrial. Às vezes, você tem muita disponibilidade de semên e você precisa de um touro a campo”, conta. No cruzamento, Gouvêa mistura o Canchim, majoritariamente, com Nelore. “ Você tem a possibilidade de uma genética charolesa Nelore e é o que tem de melhor”, afirma.


Características bem avaliadas

O Canchim tem obtido muitos avanços nos últimos anos. Na Prova Nacional da Raça, realizada desde 2010, foi analisada no Teste de Eficiência Alimentar, na avaliação de temperamento e em provas intra-rebanho, e a raça também passou na Avaliação Genética pelo Promebo. “A raça Canchim tem foco em suas seleções para animais de prova. A raça é uma das pioneiras nas provas de avaliação, com cerca de 400 animais sendo avaliados anualmente. Essas provas avaliam ganho de peso, carcaça, camadas de gordura e marmoreio”, disse Adriano Lopes, da Ilma Agropecuária.


Últimas dias para comprar

Durante a apresentação dos incríveis lotes de Canchim, o leiloeiro Devanir Ramos salientou que é preciso ter agilidade para fechar negócio. “Quem chegar antes beberá água limpa”, acrescentou Valentin Suchek se referindo a qualidade do plantel que está disponível na loja Agrobid. Para ver todas as opções de touros e novilhas disponíveis na loja Canchim do Superbid Marketplace. Clique aqui e acesse.









1/91