• Agrobid

Alerta! Falta de chuva deve prejudicar plantio nesta semana

La Niña e temperaturas baixas no oceano impedem o avanço das chuvas pelo Brasil



Os corredores de umidade continuam voltados para o Sul do Brasil. A condição climática já é prejudicial em muitas regiões do Brasil, que estão precisando de água para continuar ou iniciar os trabalhos do plantio da nova safra de grãos.


Os estados de Santa Catarina, Paraná, Paraguai e, também, o sul de Mato Grosso do Sul devem receber altos volumes de chuva nos próximos dias, com possibilidades até de temporais. Já para a região central do Brasil a previsão é bem diferente.


“Além do fenômeno La Niña, as temperaturas do oceano Atlântico estão frias, o que está impedindo o avanço de frentes frias sobre a região central”, afirma o agrometeorologista da Rural Clima, Marco Antonio dos Santos.


Algumas áreas do oeste de Mato Grosso, como Sapezal e Campos de Júlio, receberão chuvas, porém de maneira irregular.


Somente a partir de sexta-feira, dia 21, é que uma nova frente fria irá se formar sobre o Sul do Brasil e levará chuvas generalizadas sobre a faixa central e norte do Brasil.


“Para quem está pensando em plantar ou continuar o plantio na região central e Matopiba deve ter muita atenção, pois não há previsões de chuva nesta semana”, alerta o agrometeorologista.


Confira o mapa de chuva acumulada para esta semana:




Pensando em investir em máquinas e implementos agrícolas? Confira as opções disponíveis no Agrobid Marketplace!



1/105