• Agrobid

Alerta! Geadas são previstas para esta semana

Além da queda de temperatura, a previsão do tempo indica chuvas volumosas para grande parte do Brasil


geadas no sul do brasil
Produtores do Sul do país devem ficar em alerta para a queda das temperaturas no final desta semana.

A segunda quinzena do mês de agosto inicia com previsões que podem dificultar a vida do produtor rural. Segundo o agrometeorologista da Rural Clima, Marco Antonio dos Santos, essa semana marcará a volta das chuvas para o centro-sul do Brasil e, também, a queda nas temperaturas no final de semana.

Confira a previsão do tempo para a região Sul

A presença de algumas áreas de instabilidades associada a passagem de um um avanço de uma frente fria já deixa a metade do Rio Grande do Sul com chuvas em vários pontos do estado. A segunda-feira será marcada por chuvas apenas na metade sul do RS e tempo ainda aberto em grande parte da região. Na terça-feira(16) essas áreas de instabilidade associadas ao avanço dessa frente ganham intensidade e devem causar chuvas generalizadas em grande parte do Sul do Brasil.

“Na quarta-feira, dia 17, esse sistema sobe e deixará o Paraná com muitas chuvas, assim como também o sul de Mato Grosso do Sul e algumas áreas do Paraguai. Tanto no Paraná quanto no sul de Mato Grosso do Sul podem ocorrer chuvas em alto volume e até mesmo com fortes rajadas de vento e tempestades. Então, muita atenção na quarta-feira(17) e quinta-feira(18) aos produtores do Paraná, Leste de Santa Catarina e sul de Mato Grosso do Sul. Essas chuvas podem trazer alguns transtornos no campo e no setor urbano”, alerta o agrometeorologista.

Previsão de geadas

Na sequência desse sistema, uma forte massa de ar polar avança sobre o sul do Brasil levando ao declínio acentuado das temperaturas mínimas onde há previsões de ocorrências de geadas entre a sexta-feira(19) e sábado(20).

Clima para a região Centro-Oeste

A semana começa com o tempo aberto e sem previsões de chuvas para a região Centro-Oeste do Brasil, com exceção apenas para o sul de Mato Grosso do Sul. Segundo a Rural Clima, a frente que está avançando sobre as regiões Sul e Sudeste, também, organizará chuvas sobre a região Centro-Oeste entre a sexta-feira(19) e sábado(20).

O agrometeorologista da Rural Clima alerta para o algodão e milho, que estão sendo armazenados a céu aberto, devem ser atingidos novamente pelas chuvas previstas para esta semana.

Confira a previsão do tempo para o Sudeste

A mesma frente fria que está sobre o Sul do Brasil levará chuvas em grandes volumes para os estados de São Paulo, sul do Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais. Esse sistema não deve atingir áreas ao norte da região Sudeste. O final de semana será marcado por uma queda acentuada nas temperaturas em São Paulo e Minas Gerais, porém não há riscos de geadas nas áreas produtoras.

Clima para a região Norte

A semana começa com o tempo aberto e sem previsões de chuvas generalizadas, apenas eventuais pancadas de chuvas sobre algumas regiões do norte e oeste da Amazônia, Roraima, Amapá e extremo norte do Pará. O final desta semana marca o retorno das suas generalizadas em grande parte da região norte do Brasil.

Previsão do tempo para o MATOPIBA

A região não será afetada pelo sistema que avança nas outras áreas do Brasil. Não há previsões de chuvas para as regiões produtoras do oeste da Bahia, sul do Piauí, sul do Maranhão e Tocantins. A previsão ainda continuará sendo de tempo aberto, temperaturas elevadas e baixa umidade relativa do ar.

Pensando em investir em máquinas agrícolas? Confira as opções disponíveis no Agrobid Marketplace!



1/91