• Agrobid

Angus: saiba como explorar os potenciais da raça no Brasil

Genética, precocidade e carne saborosa são apenas algumas das qualidades desses animais

Qualidades do Angus têm atraído cada vez mais olhares de criadores e consumidores pelo Brasil | Foto: Unsplash

Robustez, precocidade, carne super macia e saborosa. A junção dessas qualidades em uma só raça faz com que ela ganhe maior destaque no Brasil e no mundo a cada ano que passa. De origem escocesa, o Angus chegou ao Sul do nosso país no início do século XX, mais especificamente na região de Bagé, no Rio Grande do Sul. De lá para cá, a história dos criadores da raça foi de muita luta, evolução e sucesso.


História de sucesso

Ignacio Tellechea faz parte da quarta geração de uma das famílias mais tradicionais na criação de Angus no Brasil. Criador e proprietário da Cabanha Rincon del Sarandy, ele conta que seu bisavô comprou a primeira estância com gado Angus para a família em 1943, na época chamada de Cabanha Paineiras.


De lá para cá, o avô, o pai e a mãe de Ignácio passaram pela gestão do negócio até que, em 1996, após a morte prematura do pai Flávio Tellechea e ainda muito jovem, ele foi um dos herdeiros escolhidos para dar continuidade à cabanha da família. A Cabanha Rincon dá continuidade aos trabalhos da Cabanha Paineiras e já é uma grande referência na criação de Angus no Brasil.


“Ano passado fizemos um evento em comemoração aos 25 anos da Cabanha Rincon del Sarandy, estamos fechando 26 anos este ano e tenho orgulho dessa história”, lembra Ignácio Tellechea.


Angus: qualidades e potenciais no Brasil

A nível global, é o Angus que domina o mercado e, no Brasil, já é conhecida como “a raça completa”. “O Angus é uma raça muito produtiva, precoce, que entrega resultado a campo. A qualidade da carne é um bônus que gera demanda pela raça”, destaca Ignácio.


Por ter um clima mais frio e mais parecido com o das regiões europeias, o polo de criação da raça continua sendo o Sul brasileiro. Mas, a cada ano, criadores investem no cruzamento industrial e na criação de raças sintéticas para levar o Angus para outros estados. Dois cruzamentos já fazem sucesso e conquistam o mercado brasileiro: o Brangus, cruzamento entre Angus e Zebu, e o Ultra Black, cruzamento entre Angus e Brangus. “Com esses cruzamentos, contribuímos para expandir a produção de carne brasileira e acessar mais mercados com volume e muita qualidade”, ressalta Ignácio.


Quem prova a carne Angus, jamais esquece

Na ponta da cadeia produtiva, o consumidor da carne Angus também tem muitos elogios a fazer à raça. Clarice Chwartzmann, além de uma apreciadora de carnes, é uma churrasqueira profissional. Valorizando suas raízes gaúchas, ela ensina a utilizar bons cortes de carne e a fazer assados de qualidade. Para Clarice, a carne Angus é uma carne certificada e, por isso, traz mais segurança ao consumidor. “O Angus é uma raça que te permite ter um aproveitamento total, posso usar cortes do traseiro e dianteiro com segurança. É uma carne macia, suculenta e oferece uma experiência premium para um cliente prêmium”.


Para consumir uma carne de qualidade no prato, tudo começa no pasto ou no cocho, com a alimentação dos animais. Clarice lembra que os criadores fazem um trabalho excelente quando se preocupam com a qualidade da engorda do rebanho, e todo esse processo resulta em um bom churrasco. “O Angus se tornou uma raça muito apreciada do ponto de vista de mercado também por isso, por essa qualidade na criação. Isso reflete na mesa do consumidor”.


Live no Agrobid

Você que é pecuarista ou consumidor de carnes de qualidade, não perca a oportunidade de ver especialistas e referências da carne Angus juntos, falando sobre os segredos da genética e da qualidade desses animais. A live acontece nesta terça-feira (12), no Instagram do Agrobid, às 19h (horário de Brasília) e vai contar com a participação de Nivaldo Dzyekanski, presidente da Associação Brasileira de Angus, Ana Doralina, gerente nacional do Carne Angus Certificada e Marcelo Bolinha, consultor em cortes de carne e assador profissional. Não perca!


Pensando em investir em máquinas agrícolas ou animais? Confira as opções disponíveis aqui no Agrobid Marketplace!




1/78