• Agrobid

Atenção no Plantio! Previsão de chuvas em todo o Brasil

Nova frente fria se desloca por todas as áreas produtoras do país


Condições devem ser favoráveis ao plantio da nova safra de grãos.

O início do plantio será de chuvas regulares sobre todas as regiões do Brasil. Segundo a Rural Clima, os próximos 15 dias serão chuvosos no Brasil.


Uma frente fria que está avançando sobre o Sul do Brasil, se deslocará para as outras regiões e irá levar precipitações às áreas produtoras, o que deve favorecer o desenvolvimento desta nova safra de grãos.


Previsão do tempo para o Matopiba

A semana ainda começa com o tempo aberto sobre toda a região. No entanto, a nova frente poderá levar algumas pancadas de chuvas sobre Tocantins e Maranhão. Já o oeste da Bahia e Piauí só terão chuvas na próxima semana.


“Vale lembrar que essas chuvas desta segunda quinzena de setembro ainda serão pontuais e em volumes variando de propriedade para propriedade ou de região para região. Portanto, muito cuidado para pensar em iniciar o plantio da nova safra de soja. Chuvas boas mesmo, aquelas chuvas que vão lavar uma região, ou seja, que vão dar plenas condições para iniciar o plantio da nova safra de soja só ocorrerá de fato a partir do dia dez de outubro”, afirma Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima.


Previsão do tempo para o Sudeste

A tendência é de chuvas ao longo semana. A frente fria avança sobre a região e levará chuvas generalizadas a grande parte das regiões produtoras de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e partes do Espírito Santo. Essas chuvas manterão as condições extremamente favoráveis tanto ao desenvolvimento das lavouras perene como café, cana- de-açúcar, laranja e, também, para o plantio da nova safra de soja.



Previsão do tempo para o Norte

Os próximos quinze dias serão marcados por chuvas em grande parte das áreas produtoras da região. Essas chuvas começam a ganhar abrangência e intensidade ao longo dessa segunda quinzena de setembro. Portanto, os níveis de umidade no solo tendem a se elevar bastante ao longo desse período.



Previsão do tempo para o Nordeste

Os próximos dias serão de muita chuva na região. Essas chuvas mantêm boas condições para as lavouras de cana e milho, que estão no campo recebendo precipitações bastante volumosas. Para o interior do nordeste, as chuvas estão previstas para semana que vem. Somente ao longo do mês de outubro é que essas chuvas serão regulares.


Previsão do tempo para o Centro-oeste

Áreas de instabilidades associadas ao avanço de uma frente fria sobre a região central deixará o tempo instável e com possibilidades de pancadas de chuvas. Somente na primeira semana de outubro é que essas chuvas devem ganhar intensidade e amplitude, o que dará plenas condições para que todos os produtores do Centro-Oeste realizem seus plantios.


Previsão do tempo para o Sul

A frente fria que está sobre a região, já leva chuvas a grande parte das regiões produtoras do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, sul de Mato Grosso do Sul e Paraguai. Essas chuvas manterão as condições extremamente favoráveis ao pleno desenvolvimento das lavouras de inverno e plantio da nova safra de milho, soja e arroz. Os próximos 15 dias serão de precipitações constantes sobre o sul do Brasil. Após a passagem dessa frente fria, uma massa de ar polar leva ao declínio das temperaturas durante o final de semana. Porém, sem riscos de geadas.


Pensando em investir em máquinas e implementos agrícolas? Confira as opções disponíveis no Agrobid Marketplace!




1/91