• Agrobid

Atenção! Semana terá queda drástica de temperatura

Após a passagem de uma frente fria, a temperatura deve cair a partir desta quarta-feira(10)


A segunda semana do mês de agosto será úmida e com baixa temperatura em várias regiões. Uma frente fria, que avança pelo Sul do país, levou muitas áreas de instabilidade sobre o Brasil.


Segundo Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima, a tendência é que essas chuvas se intensifiquem até quarta-feira e após a passagem desse sistema, uma nova massa de ar polar cause uma queda acentuada nas temperaturas.


Confira a previsão do tempo para todas as regiões do Brasil:


Previsão do tempo para a região Sul

A frente fria que avançou sobre a região neste final de semana levou chuvas a vários pontos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Nesta manhã de segunda-feira, o tempo ficou bastante instável também sobre o Paraná, Mato Grosso, Sul de Mato Grosso do Sul e, também, o Paraguai. Essas chuvas elevaram os níveis de umidade no solo favorecendo assim o desenvolvimento das lavouras de inverno, bem como também auxiliaram a aplicação de nitrogênio. A tendência é que essas chuvas se estendam pelo menos até quarta-feira(10) e amanhã deverão se intensificar ainda mais sobre o Paraná e sul de Mato Grosso do Sul. Já no Rio Grande do Sul o tempo abre na metade sul do estado. Essas chuvas poderão se intensificar com a passagem de um ciclone na faixa litorânea do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Com relação às temperaturas, após a passagem dessa frente fria, uma massa de ar polar avança e deverá levar ao declínio acentuado dos termômetros. No entanto, não estão sendo previstas geadas, as temperaturas mais baixas deverão ser registradas na madrugada e manhã de quinta-feira(11).


Previsão do tempo para a região Centro-Oeste

A mesma frente fria que avançou pelo sul do Brasil neste final de semana, organizou áreas de instabilidades e levou chuvas a grande parte da região oeste de Mato Grosso. A tendência é que essas chuvas ocorram pelos próximos 3 dias. Na quarta-feira(10), às áreas de instabilidade associadas a um ciclo que estará passando sobre a faixa sul poderá provocar chuvas em grande parte das áreas produtoras da região oeste e sul de Mato Grosso impactando, também, áreas do da metade sul de Goiás, além de trazer muita chuva para região norte de Mato Grosso do Sul.


Previsão do tempo para a região Sudeste

A frente fria do Sul também trouxe chuvas para o estado de São Paulo nesta manhã de segunda-feira. A previsão é que este sistema dure até quarta-feira(10). Ou seja, teremos o início de uma semana bastante úmida, principalmente, sobre São Paulo, metade sul de Minas Gerais, mais precisamente ali entre o Triângulo Mineiro e o sul de Minas. O Rio de Janeiro também terá bons volumes de chuvas. E na quarta-feira, dia dez, devido a passagem de um ciclone pela costa sul do Brasil, áreas de instabilidade podem ganhar forças e com isso essa chuva se intensifica ainda mais. Após a passagem dessa frente fria na quinta e sexta-feira, a massa de ar polar que estará avançando na sequência dessa frente fria levará ao declínio das temperaturas em boa parte da região Sudeste.


Previsão do tempo para o Matopiba

A tendência é de tempo aberto e sem chuvas ao longo desses próximos quinze dias, ou seja, todo o mês de agosto. Apenas algumas previsões de chuvas pontuais sobre o litoral do Maranhão.



Previsão do tempo para a região Norte

As condições para a região não mudam muito, as chuvas estão muito mais ao Sul do que ao Norte do Brasil nesta semana. Com isso, a região Norte terá chuvas apenas sobre algumas áreas do Acre e da faixa oeste da Amazônia. Dificilmente chove nas demais regiões. Portanto, a semana continuará sendo marcada pelo tempo aberto e sem previsões de chuvas. A Rural Clima alerta para a proliferação de queimadas na região que, devido ao clima seco, se espalham facilmente.


Previsão do tempo para a região Nordeste:

Ao longo desta semana há previsões de chuvas somente para a faixa litorânea do Nordeste, o que já vem ocorrendo regularmente. Somente na próxima semana existe a possibilidade de algumas chuvas nas regiões de Irecê(BA) e Mucugê(BA).


Fonte: Rural Clima


Pensando em investir em máquinas agrícolas? Confira as opções disponíveis no Agrobid Marketplace!


1/91