• Agrobid

Avaliação genética do rebanho melhora a liquidez do pecuarista

A raça Canchim e a importância de suas avaliações e certificações foram destaques do último Papo de Agro


Com as avaliações genéticas se torna possível efetuar práticas de manejo diferenciadas de acordo com as características do rebanho. (Foto: Divulgação/Ilma Agropecuária)
Com as avaliações genéticas se torna possível efetuar práticas de manejo diferenciadas de acordo com as características do rebanho. (Foto: Divulgação/Ilma Agropecuária)

A raça Canchim foi destaque no último “Papo de Agro” do Agrobid, live exibida semanalmente no Instagram. O evento reuniu nomes como Adriano Lopes, da Ilma Agropecuária, Silvia Freitas, da Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC) e o leiloeiro Devanir Ramos para falar sobre a genética e seleção de touros e novilhas Canchim, que estão sendo ofertados na loja do Agrobid.


Seleção

Os lotes disponíveis na Loja Agrobid passaram pela Prova Nacional da Raça, avaliação onde os animais são submetidos pelo Teste de Eficiência Alimentar, avaliação de temperamento e em provas intra-rebanho, além da Avaliação Genética pelo Promebo. Essas provas avaliam ganho de peso, carcaça, camadas de gordura e marmoreio.


“Não sou eu que estou falando que o animal é bom. Tem todo um embasamento científico e uma equipe técnica que está nos avaliando”, enfatiza o pecuarista Adriano Lopes.

O Promebo é um programa de melhoramento genético de gado, que é coordenado pela ANC, com o apoio da Embrapa Pecuária Sul. O programa busca gerar dados precisos para a seleção de bovinos de corte. De acordo com Silvia Freitas, superintendente de registros da ANC, o programa avalia quatro índices: Índice de Desmama, Índice Final (baseado em ganho de peso, formação e perímetro escrotal do animal), Índice Bioeconômico de Carcaça e o Índice de Adaptação. “O Índice Bioeconômico de Carcaça traz o resultado, em reais, de quanto o reprodutor vai conseguir agregar na bonificação das carcaças em seus filhos. Com o Índice de Adaptação, nós estamos cada vez mais preocupados em como esses animais vão se adaptar, em especial, às regiões mais quentes do Brasil”, explica.


2ª raça mais registrada

A Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC) é a entidade mais antiga a oferecer o serviço de registro de animais de raça do país. Só no ano de 2021 foram 72.667 animais cadastrados, sendo 33 raças bovinas. A parceria entre a ANC e o Canchim começou em 2020 e, atualmente, a raça já ocupa o 2º lugar com mais animais registrados. “Dentro do Promebo, nós vamos conseguir fazer que a raça Canchim possa evoluir cada vez mais. A gente aposta muito nos resultados dos touros mais jovens”, disse Silvia.


Marketplace

A escolha pelo Agrobid torna o processo de venda mais prático para o pecuarista, sem precisar colocá-lo em deslocamento de sua região para avaliar os produtos pessoalmente. Segundo o próprio Adriano Lopes, é uma ferramenta que encurta caminhos. “Tem toda a confiança e transparência. No site tem todas as informações, genealogia e resultados das avaliações em que os animais foram colocados. Ele economiza tempo, o que ele precisaria fazer em três dias, pode fazer com um simples clique”, disse Adriano


Oportunidade

E que tal conhecer os nossos lotes? Clique aqui e confira os touros e novilhas ofertados na Loja Agrobid. São mais de 40 animais disponíveis!





1/57