• Agrobid

Calculadora vai medir emissão de gases na pecuária

Projeto torna setor mais forte no mercado de carbono
Imagem via Unsplash
Imagem via Unsplash

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) assinaram um acordo de cooperação técnica que vai apoiar a realização de estudo para a criação de mecanismos de incentivo à redução de emissões de carbono na produção de carne e leite no Brasil.


Calculadora

O estudo terá dois objetivos principais: elaborar uma calculadora de análise de ciclo de vida (método que avalia toda a cadeia de produção, desde os insumos utilizados na produção até o produto chegar ao consumidor final) que vai auxiliar na mensuração e certificação das emissões de carbono para os diversos modelos de produção da pecuária bovina. A partir desse sistema, será proposto mecanismos que estimulem estratégias e modelos de negócios voltados para investimentos em tecnologias de baixo carbono. O BNDES e os demais bancos, sejam públicos ou privados, poderão usar os dados de emissões para avaliar risco e retorno social em suas análises de crédito.


Já existem técnicas de produção pecuária que permitem neutralizar e até “sequestrar” carbono, que é quando uma atividade retira mais carbono da atmosfera do que emite, como é o caso da intensificação de pastagens combinada com a integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF). Atrelado à vulnerabilidade do setor à mudança do clima, espera-se que o estudo possa propor um sistema de incentivos que acelerem a adoção de tecnologias pelos produtores rurais.


Sustentabilidade

O estudo também auxiliará o Brasil no cumprimento do Acordo do Metano, assinado na COP 26 e que estabeleceu o compromisso global de cortar em 30% as emissões de gases até o ano de 2030. Com essa parceria entre o BNDES e o Ministério da Agricultura, pretende-se estimular o crescimento de forma sustentável da produção de carne e leite, e seu processamento industrial.


Oportunidade

Pensando em investir em máquinas agrícolas? Clique aqui e confira as opções de tratores e implementos disponíveis no nosso marketplace.

1/104