• Agrobid

Canchim: a raça que apresenta precocidade no ganho de peso

Touro produz novilhos precoces a partir de cruzamento com vacas nelore
Arquivo - Gado Canchim, Ilma Agropecuária
Arquivo - Ilma Agropecuária

Em 1922, o Ministério da Agricultura importou exemplares da raça europeia Charolesa e enviou ao Estado de Goiás. Posteriormente, a raça foi usada em um cruzamento com a raça zebuína InduBrasil, que foi escolhida pela facilidade de se obter uma reprodução numerosa. As raças Guzerá e Nelore também foram utilizadas neste processo, mas com menor participação. Outros programas de cruzamentos alternados foram iniciados na década de 1940, gerando os primeiros animais mestiços com sangue ⅝ Charolês e ⅜

Zebu, e assim surgiu a raça Canchim.


Padrão de raça - Há poucos anos, o padrão da raça foi revisto visando definir e enquadrar o Canchim dentro dos principais requisitos da pecuária de corte. Atualmente, as características que mais chamam atenção na raça são a precocidade no ganho de peso, na maturidade sexual e no acabamento da carcaça. Como consequência, foi introduzida a obrigatoriedade da medida da circunferência escrotal para o registro dos machos. Essa medida tem alta correlação com o ganho de peso e maturidade sexual dos filhotes. Ainda sobre o processo de padronização da raça, o regulamento de exposições exige certificado de prenhez para fêmeas antes de 21 meses de idade e exame andrológico para machos antes dos 18 meses de idade, como condição obrigatória para participação dos animais.


Canchim x outras raças - O touro Canchim consegue produzir novilhos precoces a partir de cruzamento a campo com vacas nelore e aneloradas. Comparando com touros de raças zebuínas, o Canchim produz o mesmo número de bezerros, mas com maior peso. Esses novilhos precoces poderão ser abatidos até os 18 meses se confinados após a desmama, até os 24 meses se confinados na terminação e aos 30 meses se criados exclusivamente a pasto. Já em comparação com as raças europeias, o Canchim produz bezerros com o mesmo peso, mas em menor quantidade.


Canchim Ilma - Há 25 anos, o pecuarista Irineu Lopes Machado começou a criar gado Canchim e se tornou referência na produção da raça no Brasil. Hoje, Irineu é proprietário de 3.500 hectares de terras e está à frente da Ilma Agropecuária. E que tal você dar uma conferida nos touros da Canchim Ilma? A loja já está aberta na plataforma do Superbid, com 30 lotes sendo ofertados! Clique aqui e confira.


1/58