Agrobid
ILPF pode aumentar a produtividade do seu rebanho
Updated: Jan 28, 2022
Estudo feito pela Embrapa monitorou novilhas da raça Canchim por 94 dias

A Embrapa Pecuária Sudeste, que fica em São Carlos(SP), desenvolveu o estudo “Monitoramento eletrônico do comportamento de novilhas de corte mantidas em sistema de ILPF", liderado pelo pesquisador Alexandre Rossetto Garcia.
A pesquisa, que durou 94 dias, revelou que as fêmeas bovinas da raça Canchim no sistema Integrado Lavoura - Pecuária - Floresta realizaram mais atividades do que animais que permaneceram em pastos a pleno sol.
As 25 novilhas da raça canchim foram colocadas em sistema de pastagem subdivididos em 6 piquetes para pastejo rotacionado, 13 delas sem presença de árvores nem elementos de sombreamento artificial a pleno sol e 12 deles em sistema ILPF. As novilhas foram monitoradas através de um dispositivo eletrônico, que avaliou variáveis de atividade, ruminação e ócio de cada animal.
Resultado - As fêmeas que estavam no sistema ILPF apresentaram maior atividade nos períodos da manhã e da tarde, o que pode favorecer eventos como o pastejo e a reprodução, com potencial impacto positivo na produtividade de novilhas de corte.
“O sistema de iLPF melhora as condições de microclima, atenuando o calor pela presença de árvores. O menor ITGU registrado nas áreas sombreadas foi um dos possíveis fatores determinantes para as mudanças de comportamento, avaliadas com uso do sistema eletrônico”, afirma Garcia.
Segundo Alexandre, o uso da sombra natural tem se mostrado um método cada vez mais importante para mitigar o estresse calórico do rebanho. Para ler o artigo completo clique aqui.