• Agrobid

Cepea: boi segue negociado acima de R$ 330

Abate em 2021 foi o menor em 17 anos e carne suína atinge competitividade


Dados foram divulgados nesta sexta-feira, 18, pelo Cepea. (Foto: Unslash)
Dados foram divulgados nesta sexta-feira, 18, pelo Cepea. (Foto: Unslash)

Desde o início deste ano, os valores da arroba do boi gordo vêm operando acima de R$ 330,00 no Estado de São Paulo. Segundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, a manutenção dos elevados patamares de preços da arroba bovina se deve à demanda internacional aquecida e à baixa oferta de animais para abate.


Produtividade em alta

Os dados divulgados neste mês pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que o volume de animais abatidos em 2021 foi o mais baixo em 17 anos. Por outro lado, o Instituto também indica que a produtividade por animal, ou seja, a quantidade de carne produzida por cabeça, vem crescendo nos últimos anos. Esse índice bateu recorde no ano passado, sendo resultado de investimentos em tecnologia, como: nutrição, sanidade, manejo de pasto e genética.


Suínos

Mesmo com os preços de todo o setor suinícola apresentando forte reação nesta semana, a média da parcial deste mês da carne ainda está bem inferior à de janeiro e à de fevereiro de 2021. Segundo pesquisadores do Cepea, essa diminuição no valor médio mensal da proteína suína, por sua vez, é mais intensa que as desvalorizações registradas para as concorrentes, a bovina e a de frango. Esse contexto levou o preço da carne suína a registrar competitividade recorde frente à bovina e uma das maiores da série na comparação com a carne de frango. Vale lembrar que a competitividade da carne suína é beneficiada quando o valor desta se distancia do da bovina e se aproxima do de frango.


Loja Canchim no Agrobid Marketplace

Confiras as opções de touros e novilhas disponíveis na loja Canchim do Superbid Marketplace. Clique aqui e acesse.

1/105