• Agrobid

Chuva dificulta a colheita nas regiões afetadas pela ZCAS

Agricultores relatam dias consecutivos de trabalho paralisados


Já é a 3ª ZCAS deste início de ano. (Foto: Pixabay)
Já é a 3ª ZCAS deste início de ano. (Foto: Pixabay)

A formação de um sistema típico de verão chamado Zona de Convergência do Atlântico Sul(ZCAS) está dificultando os trabalhos de colheita em diversas regiões produtoras do país. Este sistema é o motivo das chuvas dessa última semana.


Segundo a Rural Clima, o Rio de Janeiro, Minas Gerais, norte de São Paulo, Goiás, Mato Grosso e a região do MATOPIBA foram os locais mais afetados. Em Mato Grosso, os agricultores relataram dias consecutivos de paralisação na colheita devido ao excesso de chuva.


Para essas regiões a condição deverá permanecer a mesma na próxima semana, pois o ZCAS continuará na mesma posição.


Confira a previsão de chuva acumulada no mapa abaixo:

Mapa: Rural Clima
Mapa: Rural Clima

Chuva no Rio Grande do Sul

A região Sul do Brasil, a mais afetada pela seca trazida pelo La Niña, deverá começar a receber chuvas a partir do dia 20 de fevereiro – o estado do Rio Grande do Sul de forma mais irregular e o Paraná e Santa Catarina terá precipitações com uma maior frequência e regularidade.


"As chuvas previstas para a próxima semana serão de fraca intensidade e irregulares. Melhora um pouco as condições das lavouras de segunda safra, mas ainda muito aquém para que os solos recuperem seus níveis de umidade e mantenham boas condições", alerta Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima.

Produtor rural, já conhece a loja do Agrobid? Acesse: agrobid.superbid.net e confira as opções de máquinas e implementos agrícolas disponíveis.



1/58