• Agrobid

Chuva forte castiga lavouras de trigo no Sul do Brasil

Updated: Jun 25

Condição deve continuar a mesma para os próximos 10 dias

Agrobid Marketplace Agro - Chuva forte castiga lavouras de trigo no Sul do Brasil
Cidades do Sul já registraram mais de 200mm nos últimos dias. | Foto: Pixabay

Além da faixa litorânea do Nordeste, o Sul do Brasil também está sofrendo com o excesso de chuva nesta semana. A previsão que indicava chuvas torrenciais, se confirmou e cidades de Santa Catarina e Rio Grande do Sul já receberam mais de 200 milímetros.


A previsão, segundo a consultoria Rural Clima, é que a região tenha pelo menos mais uma semana com chuvas diárias e em alto volume, devido a continuidade da atuação da frente fria sobre a região.


O excesso de chuvas tem prejudicado o pleno andamento do plantio do trigo em algumas regiões do RS e de SC. E, como há previsões para chuvas ao longo dos próximos 10 dias, as condições continuarão complicadas para os trabalhos no campo.


Situação das chuvas no Norte e Nordeste

Em junho, a forte atuação da ZCIT(Zona de Convergência Intertropical) e das ondas de leste causaram chuva no Norte e em parte do Nordeste. Choveu mais de 150 mm em várias áreas do Pará. No Maranhão e no norte do Piauí choveu entre 75 e 150 mm.


Segundo a Rural Clima esta é uma uma condição dentro da normalidade para a época, com chuvas concentradas no Sul e tempo extremamente aberto em todo restante do Brasil.


Pensando em investir em tratores agrícolas? Confira as opções disponíveis aqui no Agrobid Marketplace!




1/90