Agrobid
Chuvas devem impactar lavouras em outubro?
Mesmo sob influência do La Niña, as condições devem ser favoráveis ao plantio

Com o avanço do plantio da nova safra de grãos, muitos produtores estão esperando apenas a chegada das chuvas para seguir com os trabalhos no campo. A preocupação com o clima sob influência de La Niña ainda é grande, mas segundo o agrometeorologista da Rural Clima, Marco Antonio dos Santos, o fenômeno está perdendo forças e não deve trazer grande impacto nos próximos meses.
Com essa baixa influência do fenômeno, o mês de outubro deve ser de bastante chuva sobre grande parte das áreas produtoras do Brasil. Confira a previsão do tempo:
Previsão do tempo para o Matopiba
A previsão é de chuvas pontuais sobre grande parte da região do Matopiba.O oeste da Bahia, Tocantins, Sul do Piauí e do Maranhão devem receber algumas chuvas ao longo desse período, porém de forma irregular e de fraca intensidade.
Previsão do tempo para o Nordeste
A previsão para essa primeira quinzena de outubro é de chuvas apenas na faixa litorânea do Nordeste. Para o interior na região, a previsão é de chuvas apenas no final do mês de outubro.
Previsão do tempo para o Norte
A tendência ainda é de chuvas irregulares sobre grande parte da região, no entanto essas chuvas, que até então estão um pouco mais irregulares, começam a ganhar intensidade ao longo dessa semana.
Previsão do tempo para o Centro-Oeste
A semana começa com pancadas de chuvas diárias, mas sempre pontuais. No final desta semana, uma frente fria deve avançar sobre a região, levando chuvas mais generalizadas.
Previsão do tempo para o Sudeste
A semana começa com tempo aberto e com previsões apenas de eventuais pancadas de chuvas sobre grande parte das áreas produtoras de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Essas chuvas serão pontuais e irregulares.
Previsão do tempo para o Sul
A semana também começa com tempo aberto no Sul do Brasil. Para Santa Catarina e Rio Grande do Sul a ausência de chuvas nesse momento começa a trazer uma certa preocupação, já que na semana passada também não houve registros de chuvas volumosas.