• Agrobid

Clima: perdas aumentam nas lavouras do Paraná

“Áreas de soja secaram e os grãos não de desenvolveram”, relata agricultor

Lavoura de soja com os grãos secos em Coronel Vivida(PR).
Lavoura de soja com os grãos secos em Coronel Vivida(PR).

A falta de chuva causada pela La Niña e pela chegada do verão no hemisfério sul agravou ainda mais a situação do Paraná. Os agricultores estão preocupados e a previsão continua sendo de tempo aberto para o estado nos próximos dias.


O Departamento de Economia Rural (Deral) divulgou nesta terça-feira(21/12), dados que mostram a piora na qualidade das lavouras do estado. As informações são da Reuters, por Nayara Figueiredo.


Soja - As áreas da oleaginosa consideradas boas são 57%, contra 71% na semana anterior. Já as lavouras em situação média estão em 30%, ante 23% na última avaliação, enquanto as áreas ruins já somam 13%.

Milho - No milho verão, 77% das áreas foram avaliadas como boas até a semana passada. Agora, este número baixou para 63%. As áreas consideradas médias foram de 20% para 27% e 10% são vistas como ruins, avaliou o departamento.

Nas últimas semanas, o órgão ligado ao governo estadual também reportou queda nos níveis de qualidade das lavouras em função das adversidades relativas ao clima.

Sul - Os três Estados do Sul estão sob os impactos do fenômeno climático La Niña, que tem trazido chuvas abaixo da média e altas temperaturas em diversas regiões produtoras neste mês.

 

Oportunidade - Confira algumas das opções de tratores disponíveis o Superbid Marketplace:

Trator Massey Ferguson 4275 4 X 4, Ano: 2013

1/57