• Agrobid

Como lucrar com o cruzamento industrial

Updated: Feb 7

Raça é bem avaliada para processos de cruzamento industrial

A raça Canchim foi destaque no Webinar Cruzamento Industrial: Como fazer a escolha certa. (Foto: Ilma Agropecuária)
A raça Canchim foi destaque no Webinar Cruzamento Industrial: Como fazer a escolha certa. (Foto: Ilma Agropecuária)

Você, pecuarista, já se interessou ou realizou um cruzamento industrial na sua propriedade? Entre tantas possibilidades de raças e “misturas” em busca de qualidade, com as melhores características, o pecuarista se pergunta como fazer a escolha certa, por qual raça optar? A resposta veio no Webinar realizado pelo Agrobid sobre a raça Canchim e suas possibilidades (e oportunidades!) com o cruzamento industrial.



Participantes

Os convidados foram Adriano Lopes, da Canchim Ilma Agropecuária, Valentin Suchek, da Canchim Canta Galo, Emílio Gouveia, da Canchim Mangalba, o leiloeiro Devanir Ramos e a zootecnista e pesquisadora da Embrapa Pecuária Sudeste, Dra. Cintia Righetti Marcondes, que compartilharam seus conhecimentos sobre a raça Canchim no Brasil e os recentes avanços nos principais processos de avaliação da pecuária brasileira. O moderador foi Donário Almeida.


Sucesso de vendas

Valentin Suchek, da Canchim Canta Galo, era criador de gado Nelore na década de 90, até que um dia ele comprou um touro Canchim e incluiu no seu rebanho. A primeira característica que surpreendeu o pecuarista foi a precocidade sexual após os bezerros nascerem. “Eu tinha um plantel de 100 matrizes na época e decidi passar a fazer Canchim puro, já que a qualidade é superior. Eu comecei com o Canchim pela prova que eu vi no próprio cruzamento industrial”, conta. Suchek passou a vender animais para o mercado regional e, com o sucesso, chegou a comercializar o gado em um programa de televisão. Ele conta que já conseguiu vender, por ano, 100 touros da raça Canchim.


Paixão de pai para filho

Quem compartilha da mesma paixão pela raça é o pecuarista Adriano Lopes, da Canchim Ilma Agropecuária. A família de Lopes começou a criar Canchim na década de 80, quando o pai buscava ter um gado de corte em que pudesse abater o animal em um ciclo mais curto. “Ele experimentou algumas raças, mas a que mais se adaptou ao nosso sistema e ao nosso clima, foi o Canchim”, revela.


Feiras Agropecuárias

Em 1989, o pai de Adriano começou a participar das exposições. “Na década de 90, ele viajava o Brasil mostrando a raça Canchim e fomos campeões por várias vezes, como melhores expositores e melhores criadores nacionais da raça”, se orgulha. Atualmente, o foco da Ilma Agropecuária são as provas de avaliação. “Já estamos na nossa 11ª Prova Intra-Rebanho. O Canchim é a raça que mais reúne animais em provas de avaliação”, destaca.


Maior lucratividade

Adriano Lopes cita o caso de um cliente, da fazenda Conquista, localizada no Estado do Acre, em que ele conseguiu aumentar em 15% o valor dos animais, que são de uma reprodução de monta a campo, e destinados para apenas um comprador que paga 15% a mais do preço comercial da região.


O leiloeiro Devanir Ramos afirma que ao criar Canchim, o pecuarista pode aumentar sua lucratividade. Ele cita como exemplo a reposição da Scot Consultoria, em que o bezerro Nelore está 11,54/kg no Acre. Sobre o cliente de Adriano, Ramos analisa:


“Se há apenas um comprador e pagam 15% a mais, é agregado R$ 363,45 ao valor do bezerro”, enfatizando a maior lucratividade da raça.

Loja Canchim no Agrobid Marketplace

Confiras as opções de touros e novilhas disponíveis na loja Canchim do Superbid Marketplace. Clique aqui e acesse.



1/91