• Agrobid

Como a robótica está mudando a agricultura

São tempos desafiadores para o setor



De acordo com pesquisa da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a demanda global por safras deve aumentar 60% até 2050.


O Instituto do Meio Ambiente da Universidade de Minnesota estima que 55% das culturas do mundo alimentam diretamente as pessoas, enquanto 36% são usadas para ração animal e os 9% restantes são usados ​​para produção de biocombustíveis e outros produtos industriais.


Além disso, como os países em desenvolvimento estão crescendo a taxas significativamente mais altas do que os desenvolvidos, sua população provavelmente exigirá uma dieta maior e mais rica à medida que sua riqueza e prosperidade aumentarem.


Essas projeções estão pressionando os agricultores a aumentar a produção. No entanto, esse não é o único desafio que eles enfrentam. Para reduzir os impactos do uso de pesticidas na saúde humana e no meio ambiente, muitos formuladores de políticas estão elaborando planos como a Estratégia de Biodiversidade da Comissão Europeia e a Estratégia Farm-to-Fork. Essas políticas exigem que os agricultores produzam de maneira mais sustentável, essencialmente cultivando mais culturas com menos pesticidas.


Por fim, os agricultores encontram obstáculos devido à escassez de trabalhadores. Para resolver esses problemas, os robôs agrícolas podem oferecer soluções em todas as partes da cadeia de produção, automatizando tarefas lentas e repetitivas e melhorando os rendimentos gerais da produção.


Robôs para o resgate?

Os tratores de hoje são enormes e pesados ​​e, se quebrarem, todo o fluxo de trabalho para. Para resolver isso, as soluções de robótica vêm com muitos tratores totalmente autônomos atualmente em desenvolvimento, com alguns modelos de ponta já colocados em operação. Essas máquinas autônomas vêm com sistemas de diagnóstico capazes de detectar e localizar cada avaria. Além disso, como são autônomos, eliminam a necessidade de operadores, permitindo que os agricultores operem 24 horas por dia.


A capinagem é outro trabalho demorado, trabalhoso e insalubre. As soluções de robótica que abordam esse problema são dispositivos de sensores que aproveitam a inteligência artificial para identificar ervas daninhas e arrancá-las. Alguns desses robôs de capina no mercado funcionam com baterias movidas a energia solar que carregam durante o dia e permitem que operem à noite. Um recurso crucial para seu desempenho é o aplicativo de autoatendimento, que alerta os operadores sempre que surgem problemas, permitindo que os agricultores otimizem seu tempo e se concentrem em outras tarefas.


Tecnologia

Outra tecnologia de capinagem é o sistema Drop-on-Demand (DoD), que permite que os dispositivos detectem as ervas daninhas e as eliminem pulverizando uma dose de herbicida muito precisa e pequena. Como o uso de herbicidas globalmente chega a aproximadamente 1,2 milhão de toneladas por ano, técnicas de precisão, como DoD e outros robôs de capina baseados em visão, ajudam os agricultores a reduzir essa quantidade para menos de 10% , o que reduz significativamente seus impactos ambientais e sociais negativos.


Os robôs agrícolas são uma solução muito promissora no controle de pragas. Segundo a FAO , o uso de pesticidas na agricultura globalmente chega a mais de 4 milhões de toneladas por ano. Mesmo que as colheitas salvas retornem até quatro vezes o investimento, o uso de pesticidas leva a custos econômicos e ambientais indiretos estimados em quase 12 bilhões de dólares anualmente apenas nos EUA.


Além disso, estima-se que apenas 0,1% dos pesticidas aplicados atingem as pragas diretamente, enquanto 99,9% por cento se espalham para o ambiente circundante. Robôs agrícolas que aplicam técnicas de precisão podem reduzir significativamente a quantidade de pesticidas usados, aplicando soluções robóticas de detecção de pragas e eliminando-as usando técnicas de precisão. O mesmo tipo de soluções agrícolas de última geração agora pode ser encontrado em robôs de semeadura autônomos.



Oportunidade

O Agrobid Marketplace tem ótimas ofertas em máquinas agrícolas. Fique atento, agricultor! E para os pecuaristas, temos touros e novilhas excepcionais da raça Canchim. Clique aqui e confira.


1/58