• Agrobid

Confira as novidades da ExpoGenética 2022

ABCZ aposta em tecnologia e inovação para a próxima edição

Foto: ABCZ
Foto: ABCZ

Faltando sete dias para a 15º ExpoGenética, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) apresentou, em uma coletiva de imprensa virtual, transmitida pela ABCZ TV, os detalhes e novidades da maior feira de animais avaliados do país. Trazendo como tema ‘O poder da Informação’, a mostra vem com uma proposta firme de uma feira ainda mais conectada e moderna.


“Hoje é um dia muito especial para nós, pois é o lançamento da primeira ExpoGenética presencial do nosso mandato. Isso nos dá a dimensão que ela, assim como a ExpoZebu, será uma feira ‘3 em 1’ e histórica. A pandemia foi desafiadora, mas vencemos esse desafio. Criamos novas formas de falar com nosso associado e apresentar os avanços da nossa pecuária para os quatro cantos do país. E foi, inclusive, em uma ExpoGenética que revolucionamos e mostramos ao mundo nossa capacidade de criar e crescer. Afinal, a ExpoGenética 360º, realizada em 2020, sendo nossa primeira feira totalmente virtual foi histórica e abriu caminho para uma nova forma de promover e falar de melhoramento genético”, destaca Rivaldo Machado Borges Júnior, presidente da ABCZ.


Além do presidente da ABCZ, participaram da coletiva de lançamento o superintendente Técnico, Luiz Antonio Josahkian, o superintendente Geral, Jairo Machado Borges Furtado, o gerente Comercial, João Gilberto Bento e o gerente de Melhoramento Genético, Lauro Fraga Almeida.


A 15ª ExpoGenética será realizada entre os dias 20 e 28 de agosto, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG).


Confira abaixo mais informações da Expogenética 2022:

Palestras Técnicas

Mantendo a tradição de ser palco para importantes discussões sobre a seleção de zebuínos, a ExpoGenética 2022 contará com palestras técnicas de renomados especialistas. Serão quatro painéis que abordarão temas relacionados ao agronegócio, como melhoramento genético, tecnologia e meio ambiente. A primeira palestra está agendada para o dia 22 de agosto, às 9h30, com o tema ‘Validação das predições genéticas do PMGZ – A acurácia necessária para a tomada de decisões’, que será ministrada pelo superintendente Adjunto de Melhoramento Genético da ABCZ, Henrique Torres Ventura, no Tatersal Rubico Carvalho, logo após a solenidade de abertura oficial da ExpoGenética.


A segunda palestra será no dia 22 de agosto, a partir das 10h, no Pavilhão Multiuso do Parque Fernando Costa e apresentará o ‘Impacto Econômico do Touro Melhorador’. O tema será conduzido por Antonio do Nascimento Ferreira Rosa, conhecido como Toti, Chefe Geral do Grupo de Pesquisa em Sistemas de Produção da Embrapa Gado de Corte (CNPG).


A terceira palestra abordará a ‘Emissão de metano pelos bovinos- práticas para sua mitigação em uma pecuária sustentável’. A conferência, que acontece no dia 22 de agosto, partir 10h30, no Tatersal Rubico de Carvalho, será proferida pelo chefe-geral da Embrapa Pecuária Sudeste, Alexandre Berndt.


O encerramento da programação de palestras técnicas ficará por conta de Marcos Vinicius Barbosa da Silva, D.Sc. – pesquisador Bioinformática e Melhoramento Animal Embrapa Gado de Leite. A apresentação ‘Como a genotipagem de embriões pode impactar a pecuária leiteira’, acontece no dia 25 de agosto, a partir das 14, no Tatersal Rubico de Carvalho.


Lançamento da ‘Avaliação Genética Nacional das Raças Zebuínas PMGZ/GENEPLUS’

Como um dos pontos altos da programação da maior feira de animais avaliados do país, a nova edição da ‘Avaliação Genética Nacional das Raças Zebuínas PMGZ/Geneplus’ será lançada durante a ExpoGenética. O documento, desenvolvido pela ABCZ e Embrapa, reúne dados de 16.346.142 animais das raças Brahman, Gir, Guzerá, Indubrasil, Nelore, Sindi e Tabapuã, processado com a utilização de mais de 20.5 milhões de fenótipos e de mais 234.213 animais genotipados, sendo esse último referente a exemplares das raças Nelore e Tabapuã.


O lançamento da ‘Avaliação Genética Nacional das Raças Zebuínas PMGZ/Geneplus’ acontece no dia 22 de agosto, a partir das 13h30, no Tatersal Rubico de Carvalho. Como tradicionalmente acontece, a programação incluirá ainda a recepção e a apresentação de outros programas de melhoramento, entre eles PAINT, ANCP e IZ.


Vale destacar que as avaliações genéticas do PMGZ, aptidão corte, relativas ao 2º semestre de 2022, para as raças Brahman, Gir, Guzerá, Indubrasil, Nelore, Sindi e Tabapuã já estão disponíveis para consulta por meio do Sistema de Avaliação de Genética (SIAG). As informações elencam diferentes ferramentas para a tomada de decisões, entre elas, a análise de tendências genéticas do rebanho para todas as características, acasalamentos dirigidos e monitoramento da endogamia, além do módulo avançado, que oferece ferramentas estratégicas para o descarte e reposição de matrizes. A consulta pública de touros também já está no ar.


PNAT 2022

Os 78 touros classificados no Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (TDEA/PNAT), edição 2022, estarão em exposição no Parque Fernando Costa a partir do dia 19 de agosto. São reprodutores de 13 estados brasileiros, de pelo menos quatro regiões diferentes. No dia 24 de agosto, eles passarão pela última etapa de avaliação, com a votação dos técnicos e criadores. Já o grande anúncio dos Touros PNAT 2022 acontecerá no dia 25, a partir das 9h, no Pavilhão Multiuso.


‘Workshop Integra Zebu’

Despontando entre as novidades da ExpoGenética 2022, o 'Workshop Integra Zebu' promete reunir pesquisadores e técnicos de instituições de assistência e extensão rural de diferentes estados do país. O encontro será realizado nos dias 23 e 24 de agosto, a partir das 8h, no Espaço ABCZ Mulher. Na programação, além de palestras sobre temas atuais envolvendo a pecuária, como sequestro de carbono, estão apresentações de cases de sucesso dos quatro estados onde o Integra Zebu já está consolidado - Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins. O evento é aberto ao público.


Internacional

Entre as novidades está a criação de um podcast, com tradução para inglês e espanhol. O conteúdo será uma versão dos já tradicionais programas Made in Brazil, que desta vez será disponibilizado nas principais plataformas de áudio no mundo, além de contar com uma versão em vídeo para a ABCZ TV. Ainda em destaque na programação, uma sequência de lives comerciais para divulgação de produtos e serviços de empresas participantes do Brazilian Cattle, além de uma rodada de negócios virtual, com a proposta de ampliar ainda mais as possibilidades entre os fornecedores do Brasil e consumidores de todos os continentes.


Expogenética 2022: A feira dos bons negócios!

Despontando como uma das temporadas mais aguardadas do ano, a agenda de shoppings e leilões da ExpoGenética 2022 já conta com 20 eventos confirmados. A quantidade supera a edição anterior, quando foram realizados 17 remates, totalizando mais de R$39 milhões em comercializações. Os eventos começam na sexta-feira (19). Além disso, são 50 expositores espalhados pelo Parque, entre estandes fixos e pontuais.


Conectividade

Com a proposta de uma feira ainda mais conectada e moderna, outra novidade que irá movimentar a ExpoGenética será o ‘Zebu Experience’. O novo aplicativo da ABCZ promete trazer muita informação e interatividade com o público da feira, tendo sido inspirado na mesma tecnologia americana usada nos grandes parques internacionais de entretenimento, lazer e cultura.

Tendo a feira como o start do novo aplicativo, a proposta é que após o evento a tecnologia continue em operação, divulgando o trabalho da maior entidade mundial das raças zebuínas.


ABCZ Mulher

O ‘5º Encontro ABCZ Mulher’ traz temas como liderança, capacitação e cooperação dentro do agronegócio. O encontro será dividido em dois momentos. O primeiro deles será um painel que contará com as participações de Rosália Curado Machado, presidente da ABCZ Mulher, Patrícia Chaim, gerente de Comunicação da Fundação Banco do Brasil, Valéria Cunha Campo Guimarães, médica e pecuarista e Natália Miserendino, presidente da Asociación Nacional de Mujeres Agropecuarias (CREA) da Bolívia. Em seguida acontece um dos pontos altos da noite: a palestra do cantor sertanejo e escritor Leo Chaves. O '5º Encontro ABCZ Mulher’ acontece no dia 25 de agosto, a partir das 19h, é aberto ao público e para garantir o convite solidário é necessário fazer a inscrição online, imprimir o comprovante e doar no mínimo dois litros de óleo. Todas as doações serão encaminhadas à comissão ABCZ do Bem, que fará a distribuição para as entidades filantrópicas credenciadas na comissão.


ABCZ TV

Mais uma vez, a ABCZTV inova com uma cobertura especial. Essa será a primeira ExpoGenética híbrida, com programação na TV paralela à programação que acontece no Parque Fernando Costa. Todos os eventos serão transmitidos na íntegra. Além disso, diariamente, uma edição especial do ABCZ News trará um resumo jornalístico da feira entre os dias 22 e 27 de agosto. Mas na próxima semana, já estaremos em “clima de ExpoGenética”, com a Live Especial PNAT na quinta-feira (18) a partir das 19h, um evento realizado junto às Centrais de Inseminação, com ofertas especiais de genética de touros PNAT; e na sexta-feira (19), uma edição especial do ABCZNews com Esquenta da feira.


Entretenimento

A ExpoGenética receberá o ‘Jazz na Cozinha’, atração itinerante recheada com gastronomia, música e artesanato. O evento acontecerá entre os dias 25 e 28 de agosto e contará com oito restaurantes que irão apresentar pratos produzidos com carne e leite de Zebu. A curadoria das atrações musicais e artísticas ficará por conta do Circuito Jazz Uberaba. Segundo os organizadores serão realizados 15 shows nos 4 dias de evento. O evento também terá um espaço de exposição e venda dos produtos feitos artesanalmente pelas integrantes da Associação de Mulheres Rurais de Uberaba (AMUR).


Pensando em investir em máquinas agrícolas? Confira as opções disponíveis no Agrobid Marketplace!



1/91