• Agrobid

Saiba a fórmula perfeita para produzir carne premium!

Updated: Sep 29

Saiba como criadores e consumidores projetam o futuro do mercado de carne

Foto: Unsplash

O consumo de carne premium tem crescido rapidamente no Brasil e o Angus é a raça responsável por fornecer os produtos de maior qualidade nesse setor atualmente. Afinal, já falamos por aqui o quanto essa carne é riquíssima em maciez, marmoreio e como seus cortes podem ser aproveitados em muitos preparos. Em mais um Papo de Agro, conversamos com referências nesse assunto. Andrea Mesquita, zootecnista e CEO da startup Território da Carne, Clarice Chwartzmann, churrasqueira profissional e João Paulo Proença Dias, gerente comercial da FSL Angus-Itu.


O que impulsionou o consumo de carne premium no Brasil?

Além dos investimentos tecnológicos e nutricionais nos rebanhos bovinos brasileiros, um outro fator muito importante foi responsável por essa popularização tão rápida dos cortes premium: a internet e as redes sociais. Segundo Andrea Mesquita, o brasileiro passa mais tempo nas redes sociais que o europeu, por exemplo. “De fato, esse consumo de cortes nobres se disseminou pelo país graças às redes sociais, mas creio que devemos olhar com cuidado para essa questão, não esquecendo de que as redes sociais podem até ajudar, mas precisam ter um vínculo com a oferta real dos produtos no mercado e o acesso das pessoas à esses produtos”, pontua a zootecnista.


“Além de tudo, as redes sociais democratizaram o acesso das pessoas a novos preparos, levou-as a ter um conhecimento maior de cortes de carne e novas receitas”, complementa Clarice Chwartzmann.


Sou novo na pecuária e quero começar a investir na raça Angus. O que fazer?

João Paulo Dias dá três dicas especiais que podem ajudar um jovem pecuarista a responder essa pergunta. “A primeira coisa é ter um objetivo do que você quer produzir na sua fazenda, que tipo de animal você quer criar. O Angus é um animal que entrega muito para o mercado em termos de qualidade, maciez e marmoreio. Em segundo lugar, invista em genética sólida, trabalhe com animais comprovados dentro da raça. O Angus pode ser comparado a um carro. Não importa se o carro é de excelente, de luxo, se não colocar uma gasolina de qualidade nele, ele não funciona. Com o Angus é a mesma coisa, precisa de nutrição de qualidade para evoluir e dar bons resultados. E o terceiro ponto é saber o que você quer entregar como produto final, o que o consumidor está buscando e querendo de você”.


Dicas valiosas para produzir carne premium de verdade

Andrea Mesquita dá orientações muito importantes para os pecuaristas, não somente para a criação de qualidade, mas para uma venda eficaz deste produto. “Pecuarista, deixe de olhar tanto para fatores externos e foque nos internos. Muitos produtores dão atenção demais ao que eles não podem controlar e deixam de lado o que podem, como o cuidado com eficiência e custos de produção. Entenda a sua composição de custos dentro de casa e qual mercado você está disposto a atender. Outro ponto é: seja mais negociador, não somente com frigoríficos, mas diretamente com o consumidor final, utilizando o frigorífico como prestador de serviços. Faça melhores negociações de longo prazo em contrato, essa é uma dica para sair dessa vulnerabilidade de preços travados em arroba, que muitas vezes esse produtor não controla”.


Pensando em investir em máquinas e implementos agrícolas? Confira as opções disponíveis no Agrobid Marketplace!


1/105