• Agrobid

Conheça o robô que colhe tomates melhor que humanos

Robô otimiza os processos da colheita, segundo startup americana


Robô detecta quais tomates estão maduros o suficiente para serem colhidos. (Foto: Root AI)
Robô detecta quais tomates estão maduros o suficiente para serem colhidos. (Foto: Root AI)

Uma startup estadunidense criou um robô agrícola que, além de colher os tomates, consegue detectar a maturação do fruto melhor do que humanos.


Como o robô funciona

A Root AI, empresa sediada em Somerville, Massachusetts, lançou o Virgo, um robô autônomo com sensores e câmeras que servem como seus olhos. Como também possui luzes a bordo, pode navegar em grandes estufas comerciais a qualquer hora do dia ou da noite, detectando quais tomates estão maduros o suficiente para serem colhidos. Um “sistema no módulo” executa o cérebro do software de inteligência artificial do Virgo. Um braço robótico, com uma mão habilidosa acoplada, move-se suavemente o suficiente para trabalhar ao lado das pessoas e pode colher tomates de forma independente sem derrubar cipós.


Os “dedos” do robô são feitos de um plástico próprio para alimentos, flexíveis e de fácil limpeza. Josh Lessing, fundador e CEO da Root AI, diz que o traço fácil de limpar é importante.


“As pessoas não pensam sobre isso – você tem que gerenciar doenças em uma fazenda. Assim como se eu escolhesse com minhas próprias mãos, existe o risco de espalhar mofo, vírus ou insetos com um robô. É por isso que você quer que "as mãos do robô" sejam laváveis. Faz parte do trabalho que você faz para manter as plantas seguras.”

Inteligência artificial

Segundo Josh, uma das características mais exclusivas do virgo é que a empresa pode desenvolver um novo software de inteligência artificial e adicionar sensores ou garras adicionais para lidar com diferentes culturas. “É uma plataforma móvel completa, habilitada para colher tudo o que você precisa”, diz Lessing.


Produtor(a) rural, confira as opções de maquinário agrícola disponíveis no Agrobid Marketplace.




1/58