• Agrobid

Conheça o pulverizador autônomo da Jacto

Updated: 4 days ago

O Arbus 4000 JAV tem design fluido e moderno e carrega 4 mil litros de líquido


Agrobid Marketplace Agro - Conheça o pulverizador autônomo da Jacto
Arbus 4000 JAV. | Foto: Jacto

O uso dos VAAs (Veículos Agrícolas Autônomos) nos remete a um futuro em que as fazendas estarão repletas de máquinas trabalhando em conjunto e compartilhando informações entre si. Enquanto isso, o operador apenas vai acompanhá-las de longe. Foi imerso nessa evolução que surgiu o projeto JAV, da Jacto, que já está em sua terceira geração — o Arbus 4000 JAV.


Pioneirismo em VAAs

A Jacto é uma das pioneiras mundiais na fabricação de máquinas agrícolas autônomas. Sendo a primeira a produzir a tecnologia aqui no Brasil, desde 2008, a empresa tem trabalhado no JAV (Jacto Autonomous Vehicle).


Em seu lançamento ao público, na Agrishow de 2010, o veículo autônomo deixou todos surpresos ao permitir que vislumbrassem um novo modelo de produção nas fazendas.


A evolução da linha JAV

Desde a primeira geração, o JAV sofreu importantes aprimoramentos. Segundo Rodrigo Gomes Madeira, gerente de negócios da Jacto, o ponto inicial foi a necessidade de um veículo ágil e que responda aos comandos rapidamente.


Assim, sua primeira evolução foi em sua estrutura, que deixou de ser articulada para ganhar direção nas quatro rodas, o que permite o trabalho com espaços de manobra cada vez mais curtos.


Uma segunda evolução foi o tamanho do veículo: agora, ele está mais compacto! Apesar de carregar uma grande massa líquida de 4 mil litros, é um veículo slim e leve, com apenas um chassi. Seu design é mais fluido e moderno, sem pontas salientes na estrutura da máquina, que poderiam machucar frutos ou folhas.


Outro diferencial é a suspensão, que evolui para um conceito independente, mais moderno e que permite ao JAV trabalhar e desenvolver velocidades maiores.


Como veículo autônomo, o Arbus 4000 JAV também trouxe melhorias para fornecer maior segurança e precisão nas operações. Com uma nova geração de sensores, câmeras e lasers, acolhe uma grande variedade de condições, identificando obstáculos e até parando, quando necessário.


Agrobid Marketplace Agro - Conheça o pulverizador autônomo da Jacto


O Arbus 4000 JAV

O Arbus 4000 JAV ganhou um motor eletrônico. Sua transmissão hidrostática inteligente permite que trabalhe nas mais diversas condições de terreno. Por exemplo, ele pode reconhecer automaticamente um risco de patinagem e fazer o sistema trabalhar para evitar a situação.


A terceira geração do JAV também traz uma importante evolução na gestão da operação. Agora, é possível controlar a máquina inteiramente por um tablet. As funções autônomas foram otimizadas com a possibilidade de você ter mais de um JAV trabalhando simultaneamente. É possível sincronizá-los com diferentes aplicações dentro de um mesmo plano de controle.


Outra função é o “Siga o líder”. Nela, o operador posiciona um veículo à frente dos JAVs. Conectados, todos andam juntos, em comboio e linha reta, como que conduzidos por esse veículo.


Por meio do posicionamento georreferenciado, o Arbus 4000 JAV também pode fazer o abastecimento automático da máquina. Em outras palavras, você informa ao equipamento onde está o sistema de abastecimento, e ele automaticamente interrompe a operação e vai buscar mais água, quando necessário.


Agrobid Marketplace Agro - Conheça o pulverizador autônomo da Jacto


Novidades no sistema de pulverização

O Arbus 4000 JAV tem um circuito com multiventiladores trabalhando de forma independente na operação de pulverização. Além disso, ele conta com um sistema de reconhecimento do volume da planta. Assim, pode decidir se joga mais ou menos ar em função da arquitetura da planta.


Como afirma o Gerente de Negócios da Jacto, Rodrigo Madeira, a ideia é “reduzir custos e otimizar ao máximo a aplicação em função do tamanho da planta”. Consequentemente, o produtor garante um controle melhor do consumo de combustível, já que a máquina aplica apenas a quantidade necessária.


A agricultura de precisão e a Otmis

Todo esse conceito está dentro das tendências da agricultura de precisão. Com sistemas de GPS, georreferenciamento, controle de pilotos, navegação autônoma e gestão de operação, entre outros, o Arbus 4000 JAV vem preparado para o futuro. São inovações que promovem práticas sustentáveis nos processos de produção agrícola.



Pensando em investir em máquinas e implementos agrícolas? Acesse o Agrobid Marketplace e confira as oportunidades de máquinas e implementos agrícolas disponíveis.




1/64