• Agrobid

Cruzamento Industrial de raças zebuínas produz carne premium

Updated: Feb 10

“Não existe a raça perfeita. Existe a raça adequada ao seu sistema de produção”, diz pesquisadora
Imagem via Ilma Agropecuária
Imagem via Ilma Agropecuária

A raça Canchim foi idealizada pelo Dr. Antonio Teixeira Viana na cidade de São Carlos, interior de São Paulo, numa propriedade rural que pertencia, na época, ao Ministério da Agricultura e posteriormente à Embrapa. Para criar uma raça de bovinos de corte com rigor científico, o Dr. Viana apostou no cruzamento de diversas raças e utilizou 53 touros Charolês, 292 vacas Indubrasil, 44 vacas Guzerá, 32 vacas Nelore, 4 touros Guzerá, 8 touros Indubrasil. Na comparação de desempenho e fertilidade, os melhores resultados foram obtidos com ⅝ Charolês x Zebu e ⅝ Zebu x Charolês. Hoje, esse conjunto é chamado de “Linhagem Antiga” pela Embrapa.


Em novembro de 1971 foi fundada a Associação Brasileira de Criadores de Canchim, com o primeiro registro genealógico da raça sendo realizado um ano depois. A partir da criação da raça, a associação logo apostou na formação de núcleos-piloto de criação e, através de um leilão, na venda de animais para pecuaristas que iniciaram seus rebanhos com a raça Canchim. Atualmente, o Brasil tem 28 rebanhos associados, em 10 estados diferentes.


Linhagem Nova

Na década de 90, a Embrapa decidiu tentar uma segunda formação para a raça Canchim. Os pesquisadores optaram por usar vacas Nelore como base e touros Charolês. Nessa nova linhagem, os pesquisadores também optaram por introduzir o caráter mocho, na busca por ter bovinos sem chifres. Nesta linhagem conseguiram obter eficiência reprodutiva com o animal puro, ganho de peso em confinamento e a pasto, produção de leite em vacas Canchim e o uso de touros da raça em fêmeas zebuínas. Além desse bom resultado, os pesquisadores ainda foram surpreendidos nos seguintes estudos de algumas características não convencionais, como: resistência aos parasitas, temperamento, eficiência alimentar e emissão de metano, eficiência reprodutiva e qualidade de carcaça.


Avaliação

O Canchim tem obtido avanços nos últimos anos. Na Prova Nacional da Raça, realizada desde 2010, foi analisada no Teste de Eficiência Alimentar, na avaliação de temperamento e em provas intra-rebanho, e a raça também passou na Avaliação Genética pelo Promebo.


Cruzamento Industrial

A zootecnista e pesquisadora da Embrapa Pecuária Sudeste, Cinthia Righetti Marcondes, listou algumas possibilidades de cruzamento com a raça Canchim. De acordo com Righetti, o touro Canchim pode ser colocado em monta a campo com vacas Nelore, gerando machos F1 destinados ao abate. Entre as fêmeas, recomenda-se tirar uma cria tricross. Mães e progênies são todos destinados ao abate. O Canchim também pode ser usado no repasse à monta em um lote de IATF, por exemplo: as fêmeas F1 Angus x Nelore. Machos e fêmeas tricross são destinados ao abate. Outra possibilidade é o uso do sêmen do touro Canchim na IATF, em vaca Nelore ou outra raça adaptada, que traz complementaridade.


Canchim 5.0

A Embrapa continua pesquisando e buscando o melhoramento genético da raça Canchim. Quando questionada sobre um possível “Canchim 5.0”, Righetti diz que a raça tem que garantir suas qualidades genéticas e que é importante investir, cada vez mais, na parceria entre a pesquisa e os criadores. “A ideia é sempre trazer ferramentas, automação e busca genômica. Tem que identificar animais que possam trazer características cada vez mais interessantes, como eficiência, produtividade e lucratividade”, disse.


Carne Premium

O mercado de carne é exigente e a carne premium é o grande diferencial na busca. Esses cruzamentos, utilizando as raças zebuínas, principalmente o Nelore e o Charolês, produzem exatamente essa carne com qualidade. De acordo com Righetti, o Canchim seria uma raça interessante para entrar no cruzamento com a F1. “Nisso, a gente agregaria uma terceira raça que traz adaptação, que pode ser utilizada a campo e em repasse. É sempre pensando nessa complementaridade”, afirma.

“Não existe a raça perfeita. Existe a raça adequada ao seu sistema de produção. Quais são as condições que você tem para que esse animal desenvolva tudo que você objetiva?”

Loja Canchim no Agrobid Marketplace


Confiras as opções de touros e novilhas disponíveis na loja Canchim do Superbid Marketplace. Clique aqui e acesse.

1/91