• Agrobid

Dia Nacional do Café: veja como ficará o clima nas regiões produtoras

Updated: 5 days ago

Tempo aberto facilita os avanços da colheita no Sudeste


Agrobid Marketplace Agro - Dia Nacional do Café: veja como ficará o clima nas regiões produtoras

Hoje, 24 de maio, é comemorado o Dia Nacional do Café, data que marca o início da colheita nas principais regiões do Brasil. O dia foi instituído pela Associação Brasileira da Indústria de Café – ABIC, em 2005, com objetivo de valorizar e homenagear a cultura.


Confira como ficará o clima nos principais estados produtores de café do Brasil, que é o maior produtor e exportador de café no mundo:


São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo

Com o tempo aberto previsto para as próximas semanas, a colheita deverá avançar sem maiores problemas. Na última semana, foram registradas algumas geadas em São Paulo e Minas Gerais, apesar de terem sido em áreas pontuais, essas regiões foram bastante afetadas, como a de Patrocínio(MG), onde há relatos de queimas em frutos e em

ramos. Ainda é necessário avaliar se esses danos poderão ou não afetar a produtividade desta safra e até mesmo da próxima.


Em SP, as temperaturas não provocaram danos às lavouras. E não há expectativa de frio intenso, pelo menos, ao longo dos próximos 10 dias, que possam deixar produtores em estado de atenção.


Nos três estados o tempo seguirá aberto ao longo dos próximos dias e com temperaturas continuarão mais baixas, porém com tendência de gradativa elevação.


Paraná

Apesar do frio mais intenso da última semana, não houve relato de geadas amplas em áreas cafeeiras. A colheita segue avançando. Produtores deverão ficar atentos à virada do mês, quando há previsões para chuvas sobre o estado, podendo provocar paralisações nos trabalhos de campo. As temperaturas, também, tendem a se elevar gradativamente.


Produtor(a) rural, pensando em investir em tratores agrícolas? Confira as opções disponíveis no Agrobid Marketplace:





1/64