• Agrobid

Em busca de qual raça criar?

Updated: Apr 26

Há 9 anos, durante uma edição da Feicorte, Emílio Gouvêa encontrou a raça que faria dele um grande pecuarista


Emílio Gouvêa e a vaca Baba Canta Galo, na Fazenda Rancho Da Cachoeira, em Tombos(MG). (Foto: Arquivo Pessoal)
Emílio Gouvêa e a vaca Baba Canta Galo, na Fazenda Rancho Da Cachoeira, em Tombos(MG). (Foto: Arquivo Pessoal)

O pecuarista brasileiro enfrenta muitas adversidades, mas uma que se destaca é o clima. Em um país com mais de 8 milhões de metros quadrados, que enfrenta muitas diferenças climáticas em seu território, além dos diversos biomas, encontrar a raça certa para começar uma criação é um desafio.


Qual a melhor maneira para escolher o gado certo para criar?

O até então “aspirante” o pecuarista, Emília Gouvêa, sabia que adaptabilidade seria um dos principais pontos a se levar em consideração, visto que a localização da sua propriedade é em uma região montanhosa que, no verão, faz muito calor e no inverno faz muito frio.


Com tudo isso anotado, Gouvêa saiu de Tombos, cidade localizada na Zona da Mata mineira, e foi visitar a Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne(FEICORTE), em São Paulo(SP). Na feira, com o foco em encontrar a raça que se adaptaria à sua região, Emílio encontrou o pecuarista Valentin Suchek, criador da raça Canchim, que lá ofertava uma vaca da raça e, segundo ele, foi amor à primeira vista.


“Comecei meu rebanho com essa vaca e ela é tão longeva, que ela ainda está presente no meu rebanho. Tem 8 anos”, comenta o pecuarista.

O criador conta que os motivos que o fizeram se apaixonar por ela foram, além da adaptabilidade, o comprimento e a carcaça do animal.


A Baba Canta Galo, como a vaca é chamada, iniciou a criação Canchim do pecuarista que encontrou, finalmente, o que buscava: uma raça com uma boa genética para que quem dela tivesse acesso, teria uma oportunidade de melhorar o seu rebanho de corte.


Baba, de 8 anos, ainda lhe rendeu vários prêmios de Elite, 60 filhos, dentre eles alguns premiados, e faz parte do Canchim Mangalba, nome que Emílio escolheu para homenagear seu pai, que era criador de cavalos Mangalarga, e este era o sufixo de sua criação.


Pecuarista, quer começar a criar uma raça com todos esses atributos? Visite a loja Canchim no Agrobid Marketplace.


1/57