• Agrobid

Saiba como a seca está impactando a pecuária brasileira

Pesquisadores da Embrapa analisam as consequências da falta de chuvas

Imagem via iStock
Imagem via iStock

Como foi o ano de 2021 para a pecuária de corte? A equipe de pesquisadores do Centro de Inteligência da Carne Bovina, da Embrapa, analisou como o mercado foi atingido no ano passado.


O ano de 2021 foi marcado por uma continuidade daquilo que se presenciou no ano anterior: houve falta de animais para abastecer o mercado doméstico, que por sua vez foi enfraquecido em virtude da crise econômica provocada pela pandemia do coronavírus. As principais causas da falta de animais foram o ciclo pecuário e a escassez de chuvas nas principais áreas produtoras do país. O patamar elevado de preços da arroba do boi gordo manteve-se no primeiro semestre acima dos R$ 300,00. Ao longo do ano, houve um aumento de mais de 100% nos custos com fertilizantes e defensivos para culturas como milho e soja.


“Vaca louca” - Os problemas para os produtores rurais se agravaram em setembro, quando a China suspendeu as importações do Brasil depois de dois casos atípicos de encefalopatia espongiforme bovina (EBB), também conhecida como a doença da vaca louca. Isso teve um impacto negativo significativo nas exportações brasileiras de carne bovina nos últimos meses, sendo menos de 43% no volume e 31% na receita, com alguns produtores operando em níveis bem abaixo da capacidade. A China havia importado 50% de 1,27 milhão de toneladas exportadas pelo Brasil no período de janeiro a setembro.


Consumo - A pandemia do coronavírus provocou mudanças na mesa dos brasileiros, que reduziram o consumo de carne bovina para o menor nível em 25 anos. A alta do preço da carne bovina forçou o brasileiro a fazer substituições.


Exportação - No acumulado do ano, as exportações brasileiras de carnes bovinas atingiram 1,6 milhão de toneladas, uma queda de 2,4% em relação ao acumulado no mesmo período de 2020. Em receitas, porém, houve um crescimento no mesmo período de 16% pois o produto está mais caro no mercado global.


Oportunidade - Pensando em investir em gado? Confira os lotes da raça canchim no nosso marketplace!




1/91