• Agrobid

Fazenda Santo Antônio revela o segredo do sucesso!

Updated: Jun 20

Bruno Poletti Laurini é a terceira geração da família a administrar o negócio


Agrobid Marketplace Agro - Fazenda Santo Antônio revela o segredo do sucesso!
Foto: Acervo Pessoal Bruno

A história de Bruno Poletti Laurini, atual administrador da Fazenda Santo Antônio é um exemplo de abnegação, perseverança e muito trabalho.

No escritório da empresa na cidade de Taquaritinga em SP, Bruno contou ao Agrobid como a Fazenda Santo Antônio tornou-se um case de sucesso e fonte de inspiração para novos empreendedores.


A origem

Bruno é a terceira geração e está à frente dos negócios da Fazenda Santo Antônio há 20 anos. O começo foi cedo, em 1999, aos 18 anos de idade, em meio a uma crise nos negócios. O jovem que fez o curso de técnico agrícola e duas faculdades à noite (Biologia e Administração de empresas), trabalhava o dia todo e dedicava-se aos estudos na parte noturna, passando por todos os setores da empresa, o que permitiu ter um conhecimento pleno e detalhado dos processos. “Meu pai precisava de mim e não dava para cursar uma faculdade em tempo integral. Eu fiz tudo aqui! Fui motorista de caminhão e tudo que você possa imaginar”, conta.


Liderança

E foi num momento difícil que aos 24 anos, Bruno, assumiu a liderança dos negócios para ajudar na recuperação do grupo e aplicar uma mudança de cultura.


“No começo os meus avós eram produtores de café e por alguns motivos eles migraram para a cana de açúcar, inclusive chegamos a ter usina de açúcar no passado. E quando eu assumi a empresa a gente estava com uma crise financeira muito grande, porque tínhamos apenas uma cultura e ficávamos expostos a problemas decorrentes desse segmento. Então, começamos a diversificar as culturas o que foi possível dar a volta por cima nos problemas financeiros”, revela.



Fazenda Santo Antônio

O grupo possui no total 8 mil hectares de terras em vinte e duas propriedades no estado de São Paulo, sendo a maior área de produção localizada em Araraquara, SP. Atualmente, são 250 colaboradores, dedicando-se além da produção de cana de açúcar, amendoim, soja e cítricos (laranja e limão). Aliás, a cultura de amendoim sofreu um forte revés com a guerra entre Rússia e Ucrânia, maiores importadores do produto brasileiro. “Devido ao conflito nós não vendemos um saco este ano. Quer dizer, se nós tivéssemos enraizados apenas na cultura do amendoim nós estaríamos falidos", pondera, justificando a importância de se investir em mais de uma cultura.


Gestão e empreendedorismo

Aos 43 anos, Bruno é casado e pai de duas filhas, uma de 6 e outra de 8 anos de idade, e olha para o futuro com ponderação, pensando em sucessão familiar e, também, no grande desafio do Agro de motivar os jovens a seguir no segmento. Outro ponto mencionado é a dificuldade para conseguir mão de obra qualificada.


Segredo para o sucesso

Quando questionado sobre a fórmula para o sucesso Bruno é claro. “Eu tenho certeza de que o nosso êxito, hoje, vem do planejamento. Tudo o que fazemos aqui é muito planejado e não tem nada realizado em cima da hora. Tudo é feito com estudo e análise, tendo visão de futuro. O maior desafio é sustentar o sucesso!”, destaca.



Agrobid Marketplace Agro - Fazenda Santo Antônio revela o segredo do sucesso!
Foto: Acervo Pessoal Bruno

Parceria com o Superbid e economia circular

Há 3 anos, a Fazenda Santo Antônio começou a vender maquinários com o Superbid Marketplace. “Nós fizemos um projeto para trocar 100% da nossa frota. Desde então já realizamos cinco leilões com o Superbid, e vamos fazer mais alguns este ano até completar a renovação total”, informa. Se o Bruno está satisfeito com a plataforma, do outro lado a diretora comercial do Superbid, Jacqueline Luz, também, comemora a parceria.



"São vários anos de parceria entre o grupo Superbid e a Fazenda Santo Antônio, trata-se de um dos principais vendedores hoje na plataforma. O sucesso deve-se à confiança que foi adquirida ao longo do tempo, uma comunicação clara entre as partes, trazendo transparência em todo o processo. Ficamos muito felizes em contribuir no crescimento e sucesso do nosso cliente", enfatiza Jacqueline.


O Superbid além de apresentar uma plataforma segura para negócios está conectado com as melhores práticas de mercado. Tendo compromisso com a economia circular firmando-se com uma empresa ESG.


Produtor! Confira as máquinas que estão sendo comercializadas pela Fazenda Santo Antônio. Clique aqui e veja as novidades.



1/90