
Agrobid
Filho de pecuarista faz esculturas de animais com sucata
Simples “hobby” do jovem mecânico se transformou em trabalho, gerando renda após acidente de moto

No mundo, há diversos artistas e escultores que utilizam materiais que vão muito além do gesso e do mármore. Em São José dos Campos, interior paulista, um artista foi ousado em escolher um material não muito convencional para suas obras: peças automotivas!
Arte sustentável - O mecânico e escultor Diego Teodoro investiu toda a sua criatividade em um modelo sustentável, do qual se orgulha muito. “Eu não compro as peças, elas são recuperadas. É matéria prima total. Poucas pessoas fazem isso", disse.

Diego começou a criar as suas primeiras esculturas quando comprou uma máquina de soldar e foi aprender a manusear o aparelho. "Eu aprendi a soldar, juntei uma pontinha da peça na outra e foi saindo um carrinho, um soldadinho e um canhão", disse.
Superação - A carreira profissional de Diego não foi pré-determinada por um sonho juvenil ou por uma influência na infância. Em 2012, o mecânico sofreu um acidente de motocross em Minas Gerais. O acidente deixou danos severos à perna de Diego, o que o impossibilitou de trabalhar por causa do esforço físico. "A minha perna estava estourada", lembra. Diego diminuiu a sua jornada de trabalho na oficina e viu as esculturas como uma forma de aumentar a renda temporariamente.

Raiz no agro - A maioria das esculturas são animais de fazenda. A inspiração para as peças vem de sua infância no campo, em Piedade do Rio Grande, interior de Minas Gerais. O pai de Diego era pecuarista de gado leiteiro e de corte. "Meu pai tem uma chácara. Eu trabalhava como 'cutileiro'. Mudamos nossas profissões depois que nós fomos morar na cidade", lembra.
Produção - Diego já coleciona um portfólio bem reconhecido em sua região. Há peças em que a produção demorou mais de 5 meses para serem concluídas. As peças pequenas são feitas em torno de uma semana. "Tem uma escultura, um cavalo em tamanho real, que está demorando muito". Durante a produção e os pedidos mais diversificados que chegam, o mecânico simplifica a produção das esculturas para ter o melhor resultado possível. "O cara queria que eu fizesse um galo e eu não sabia como fazer, então eu iniciei com os talheres velhos do meu pai", disse.
Agrobid Sustentável - No Superbid Marketplace é possível vender peças e máquinas não mais utilizadas e, também, adquiri-las, dando uma finalidade para materiais que poderiam ser descartados na natureza com sérios prejuízos ao meio ambiente. O Agrobid dá essa dica e a natureza agradece!
Precisando de maquinário? Confira algumas das opções disponíveis no Superbid Marketplace: