• Agrobid

Goodyear quer produzir pneus com planta

Updated: Jun 24

A empresa está apostando na erva daninha, Dente-de-Leão, como uma fonte confiável de borracha


Agrobid Marketplace Agro - Goodyear quer produzir pneus com planta
Foto: Shutterstock

Os dentes-de-leão são muito mais do que apenas ervas daninhas. Eles emprestam seus verdes para saladas e podem ser transformados em vinhos e outras bebidas botânicas . Agora, a planta de flor amarela tornou-se o ingrediente chave de um novo empreendimento: pneus de borracha.


A Goodyear anunciou uma nova iniciativa para acelerar o uso de borracha natural feita de dentes-de-leão em vez de confiar no látex feito de seringueiras – originárias principalmente de ecossistemas tropicais – que compreende 90% do mercado atual de borracha natural.


As espécies de dentes-de-leão, conhecidas como Taraxacum kok-saghyz (TK para abreviar) , podem crescer em climas temperados nos EUA. As raízes deste tipo de dente-de-leão contêm látex de borracha natural. E, ao contrário do tempo de retorno de sete anos que uma seringueira requer para produzir o látex necessário para fazer borracha, esses dentes-de-leão podem ser colhidos em apenas seis meses.


Para o programa multimilionário, a Goodyear fez parceria com o Departamento de Defesa dos EUA, o Laboratório de Pesquisa da Força Aérea e o BioMADE. O grupo trabalhará com a Farmed Materials – uma empresa sediada em Ohio que “desenvolve e comercializa polímeros de alto desempenho, sustentáveis ​​e derivados da agricultura” – para cultivar uma fonte doméstica de borracha feita de dentes-de-leão cultivados nos Estados Unidos.

À medida que a oferta de borracha natural – uma substância tão importante globalmente que é classificada como “matéria-prima crítica”, segundo a BBC – mostra sinais de esgotamento devido a fatores como as mudanças climáticas, a demanda está crescendo.


A resolução para o problema de demanda de borracha natural

A Goodyear espera resolver esse problema com esta nova iniciativa. “A demanda global por borracha natural continua a crescer e continua sendo uma matéria-prima fundamental para a indústria de pneus”, disse Chris Helsel, vice-presidente sênior de operações globais e diretor de tecnologia da Goodyear, em um comunicado à imprensa . “Este é um momento crítico para desenvolver uma fonte doméstica de borracha natural, que pode ajudar a mitigar os futuros desafios da cadeia de suprimentos.”

De acordo com o comunicado, os rendimentos iniciais dos dentes-de-leão cultivados como parte de um programa piloto conduzido pela Farmed Materials foram fortes. A nova parceria fornecerá o financiamento necessário para novos plantios.

A partir desta primavera, o programa financiará o plantio e a colheita de dentes-de-leão TK em Ohio. A borracha resultante será usada primeiro para pneus de aeronaves militares. Ele será submetido a testes “rigorosos” na Base Aérea Wright-Patterson em Dayton, Ohio. Se tudo correr bem, segundo Goodyear, o objetivo da empresa é usar a borracha à base de dente-de-leão em todos os seus pneus.

Produtor(a) rural, pensando em investir em máquinas agrícolas ou pecuária? Confira as opções disponíveis aqui no nosso Agrobid Marketplace!


1/104