• Agrobid

La Niña: fenômeno não vai atrasar as chuvas!

Segundo a consultoria Rural Clima, o fenômeno La Niña seguirá até janeiro de 2023


Plantio de soja

Os últimos dados divulgados pelos centros meteorológicos mundiais afirmam que o fenômeno La Niña continua ativo nos próximos meses, ainda com anomalia média, o que manteria o fenômeno com fraca intensidade pelo menos até o mês de novembro. No final da primavera e início do verão a região se aquece e já é prevista uma volta para a normalidade no início de 2023.


Umidade no solo

As chuvas seguem regulares e isso mantém a umidade elevada no Sul do Brasil e em parte do estado de São Paulo. Nas próximas semanas, o deslocamento de mais frentes frias e de áreas de baixa pressão devem melhorar a manutenção dessa umidade no Sul, em São Paulo, em Mato Grosso do Sul e no oeste e sul de Mato Grosso. Já no restante do Sudeste e do Centro-Oeste, o ar seco ainda predomina e isso deve continuar contribuindo para a redução da umidade no solo.


Confira a previsão do tempo para os próximos dias:

Piauí e Bahia

Tempo segue aberto sobre as regiões produtoras do PI e da BA. No litoral do Nordeste, o tempo também deverá permanecer mais aberto, com possibilidades apenas para eventuais pancadas de chuvas.


Maranhão, Pará e Tocantins

Tempo segue aberto sobre as áreas produtoras do MA, PA e TO ao longo dos próximos dias.


Rondônia, Mato Grosso e Goiás

Os próximos dias continuarão sendo marcados pelo tempo aberto sobre a região central do Brasil, com possibilidades para algumas chuvas pontuais. Temperaturas em gradativa elevação.


Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo

Apenas em algumas áreas de SP, incluindo toda a faixa leste, região sul e algumas áreas no oeste do estado é que poderão receber algumas chuvas irregulares, assim como áreas do RJ.


Mato Grosso do Sul

Tempo segue aberto em Mato Grosso do Sul neste início de semana, porém com tendência de mudança a partir de hoje, quando há possibilidades para ocorrência de chuvas, principalmente na região centro-sul do estado.


Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina

A formação de um novo sistema de baixa pressão irá deixar o tempo instável e com possibilidades para algumas chuvas sobre o norte e leste do RS, bem como sobre SC e PR neste início de semana.


Pensando em investir em máquinas e implementos agrícolas? Confira as opções disponíveis no Agrobid Marketplace!



1/91