• Agrobid

Leite no campo acumula valorização de 43,7%

Preço do leite ao produtor deve registrar nova alta expressiva em agosto

ordenha produção de leite
Segundo o Cepea, a perspectiva é que o ciclo de alta no campo se encerre em setembro. Foto: Dairy Cattle Milking

O preço do leite captado em junho/22 e pago aos produtores em julho/22 registrou forte elevação de 20%, chegando a R$ 3,1932/litro na “Média Brasil” líquida do Cepea – um recorde da série histórica, iniciada em 2004. Trata-se do sexto mês consecutivo de avanço. Assim, desde o início de 2022, o leite no campo acumula valorização real de 43,7% (os valores foram deflacionados pelo IPCA de julho/22).


Valor do leite deve aumentar ainda mais neste ano

Apesar da alta expressiva, esse não deve ser o teto de preços deste ano. Pesquisas ainda em andamento do Cepea apontam que a média de agosto (referente à captação de julho) pode aumentar 10%, indo para acima de R$ 3,50/litro e renovando, portanto, o patamar recorde. A intensidade dessa alta para agosto supera a expectativa que os agentes do setor tinham até o mês passado, que era de manutenção no avanço dos valores, mas em ritmo menor do que o observado entre junho e julho.


Por que o valor do leite está aumentando?

O encarecimento do leite no campo se relaciona à sua menor disponibilidade. É esperado que o avanço da entressafra intensifique a restrição de oferta, mas, neste ano, o setor enfrenta um enxugamento mais drástico da produção, devido à combinação de uma seca mais intensa e de mudanças estruturais no campo, desencadeadas pelos menores níveis de investimento e pelo aumento nos custos de produção nos últimos anos.


Com isso, a produção no campo entre junho e julho ficou abaixo da expectativa do setor, o que causou uma diminuição importante nos estoques de lácteos até a metade de julho e em seu encarecimento expressivo. Porém, de lá para cá, observa-se grande dificuldade das indústrias em sustentarem seus preços nas negociações com os canais de distribuição, em decorrência do enfraquecimento da demanda.


Pensando em investir em máquinas e implementos agrícolas? Confira as opções disponíveis no Agrobid Marketplace!


1/91