• Agrobid

Mapa viaja ao Canadá em busca de fertilizantes

Updated: Mar 17

País é o maior produtor mundial de potássio

Imagem via Unsplash
Imagem via Unsplash

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, viajou neste sábado, dia 12, para o Canadá para conversar com empresários e representantes governamentais sobre a possibilidade de aumentar as exportações de potássio para o Brasil. O Canadá é o maior produtor mundial de potássio, com cerca de 33% da produção mundial.


Potássio

De acordo com a ministra, a ideia é conversar principalmente com a iniciativa privada para falar sobre a disposição do governo brasileiro de facilitar as vendas ao Brasil. O objetivo é conseguir aumentar o volume exportado, para suprir esses possíveis gargalos de fornecimento devido ao conflito entre a Rússia e a Ucrânia. Ainda segundo a ministra, o governo brasileiro já vem fazendo várias videoconferências com a associação que reúne exportadores canadenses para tratar do tema.


Na viagem a Ottawa estão previstas reuniões com presidentes de empresas produtoras e exportadoras de potássio instaladas no país, além de representantes do governo canadense.


Maior volume de fertilizantes

Em fevereiro, a ministra viajou ao Irã, negociando o aumento de exportações de fertilizantes para o Brasil. Ela recebeu em Brasília representantes de países árabes para debater a possibilidade de aumentar a exportação de fertilizantes para o Brasil.


Atualmente, o Brasil é o quarto consumidor global de fertilizantes, responsável por cerca de 8% deste volume e é o maior importador mundial. O Brasil importa cerca de 85% de todo o fertilizante usado na produção agrícola nacional. No caso do potássio, o percentual importado é de cerca de 95%.


Oportunidade

Pensando em investir em máquinas agrícolas? Clique aqui e confira as opções de tratores e implementos disponíveis no nosso marketplace.

1/91