• Agrobid

Máquinas seminovas: saiba como investir com segurança

Updated: 5 days ago

Especialistas em máquinas dão dicas valiosas para você saber como escolher bem e poupar mais

Agrobid Marketplace Agro - Máquinas seminovas: saiba como investir com segurança
Saiba como escolher uma máquina seminova com qualidade e economia | Foto: Unsplash

A tecnologia invadiu o mundo das máquinas e implementos agrícolas e, com isso, os processos de produção no setor se tornaram muito mais rápidos, versáteis e com maiores resultados. Como nenhum produtor quer ficar para trás na hora de equipar a sua fazenda, a demanda por um maquinário de qualidade também vem aumentando a cada ano.


Mas, como o valor das máquinas novas muitas vezes é alto demais e a fila de espera para receber o novo equipamento é longa , a busca por máquinas seminovas também não pára de crescer e é preciso saber quais são as lojas mais indicadas na hora de fazer a venda ou a compra de um maquinário usado. Como saber onde comprar? Como escolher um bom maquinário? O que avaliar antes de escolher um seminovo? Todas essas dúvidas foram tema de mais uma Confraria Agrobid, que contou com a participação do tratorista e youtuber Adenilson Jardulle e do proprietário da loja Usado Agrícola, Chico Fernandes. Em parceria com o Agrobid, a loja também está aberta no nosso marketplace.


Como escolher uma boa máquina?

Para Jardulle, existem alguns pontos específicos que o produtor deve observar antes de escolher um seminovo para a sua propriedade, como o óleo do motor, se há algum tipo de vazamento na máquina, avaliar o funcionamento dos motores e tomar cuidado com os desgastes. “Também é preciso evitar as gambiarras! Fazer ajustes errados, principalmente na parte elétrica do equipamento pode gerar problemas e até acidentes graves”, alertou. Já para Chico Fernandes, o planejamento do produtor é essencial na hora de fazer uma boa troca do maquinário. “Seminovo você tem que saber com quem comprar. É importante saber quem foi o antigo dono e se todas as documentações daquela máquina estão em dia”, ressaltou.


Falta de mão de obra

Tanto para Chico como para Jardulle, apesar de essencial na fazenda, a mão de obra qualificada parece não estar acompanhando a evolução das máquinas agrícolas. Por isso, para quem deseja conhecer e conduzir bem esses equipamentos, precisa estudar. “O que há de mais moderno no mundo em máquinas está aqui no Brasil, então o operador tem que se especializar, tem que se qualificar”, lembrou Chico Fernandes.


E-book

Durante a Live de ontem, também, foi lançado um E-book com dicas de manutenção elaborado pelo Jardulle em parceria com o Agrobid. Clique aqui para baixar e ter acesso a informações importantes sobre maquinário agrícola.


Economia circular

O produtor rural hoje tem maior noção de que precisa fazer circular os seus ativos parados na fazenda. E investir em uma boa renovação da frota exige que o produtor negocie bem as suas máquinas mais antigas e usadas. “Nesse sentido, o Agrobid e o Superbid funcionam como uma super máquina de vendas. Fico lisonjeado em fazer parte dessa plataforma”, enfatiza Chico Fernandes.


Usado Agrícola no Agrobid

A loja Usado Agrícola estará aberta no marketplace do Agrobid até às 16h30 do dia 31 de maio. Portanto, não perca tempo e faça ótimos negócios conosco. Clique aqui e confira as máquinas disponíveis!


1/64