• Agrobid

Montana: conheça as vantagens em investir na raça

Adaptação a qualquer região do país é um dos pontos fortes

Touros Montana | Foto: JP Agronegócios

Se você já pensou em apostar no Montana, mas ainda falta um incentivo, confira algumas das vantagens da raça que promete carne bovina de qualidade e tem feito sucesso no mercado pecuário.


A zootecnista e superintendente técnica da Associação Internacional dos Criadores de Montana, Gabriela Giacomini, e o criador José Pavan Neto acompanham de perto a evolução da raça no Brasil e apresentam uma série de argumentos para o produtor rural investir.


Vantagens- Giacomini relembra que a ideia inicial era produzir uma raça que se adaptasse ao clima tropical do Brasil e que não fosse zebuíno ou taurino. Para isso foram usadas três ferramentas: heterose, complementaridade entre raças, aproveitando o que cada uma tem de mais destacado, e o melhoramento genético propriamente. Entre as principais vantagens, destaca-se a precocidade sexual e o ganho acelerado de peso.


Reprodução- O Montana só comercializa os melhores machos, em torno de 27% de toda a safra. Os outros animais acabam abastecendo o confinamento. Dada a precocidade sexual, se consegue uma taxa acima de 80% de prenhez já aos 14 meses das fêmeas. Inclusive, outra vantagem é no parto das vacas, sendo de característica da raça o nascimento de bezerros com peso leve, o que geralmente evita intervenções. José Pavan Neto acredita que o Montana é capaz de atender mercados exigentes. “Com qualidade de carne e protocolos que exigem animais com no máximo 25% de sangue de zebu e os outros 75% taurinos, e são capazes de produzir carcaças com boa qualidade”, disse.


Experiência- O projeto Montana é uma iniciativa que ficou grande demais para um único criador. Hoje, combinam recursos, reputação e talento de 12 criadores. Juntos, este grupo possui mais de 35 mil vacas dedicadas à criação e ao desenvolvimento do Montana Composto Tropical.


Tecnologia - Cada um destes produtores é responsável e dedicado quando o assunto é pecuária de corte. O grupo inclui alguns dos mais antigos nomes na produção de carne brasileira. E o mais importante, apesar de toda a tradição e sucesso, cada um está comprometido com a nova tecnologia e as ideias para alavancar a raça Montana.


Profissionalismo - Os produtores do Montana estão em busca de uma pecuária mais lucrativa e não de artificialismos, exposições e preços irreais. O objetivo é produzir um grande volume de touros melhorados e não apenas algumas exceções ótimas. Pecuaristas profissionais vendendo touros para produtores profissionais.


Oportunidade - E para quem quiser fazer bons negócios com a raça Montana, confira a loja da JP Agronegócios no Superbid Marketplace. São 38 lotes ofertados! Uma oportunidade única para adquirir touros de qualidade genética reconhecida pela pecuária brasileira.


Veja abaixo alguns dos lotes que estão à venda:




1/93