• Agrobid

Mulheres no Agro: quais os desafios para a nova geração?

Elas estão vencendo obstáculos, liderando fazendas e até pilotando as máquinas

Mulher do campo ao lado de um trator na fazenda
Mulheres estão ocupando cada vez mais os papéis de liderança no campo | Foto: Freepik

Elas estão na fazenda, cuidando do gado ou da lavoura, em postos de operação, planejamento, finanças e em cargos de liderança. As mulheres têm cada vez mais visibilidade no segmento da agropecuária e, a cada ano, o número das que entram

nesse setor aumenta. Mas, todo esse sucesso é resultado de muito trabalho, dedicação e superação.

As conquistas das mulheres no agronegócio foi tema de mais um Papo de Agro, que contou com a participação de Carolina Gama, show manager do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, Sônia Bonato, produtora rural e de Elaine Valdez, apresentadora do programa Marcas e Máquinas.


Mulheres no agro: desafios e conquistas

Escolher alguma carreira no agronegócio ainda é um desafio para muitas mulheres. É preciso esforço, muito estudo e forças para enfrentar os obstáculos pelo caminho. Sônia Bonato conta que o agro foi um verdadeiro divisor de águas em sua vida. “Eu trabalhava no comércio, em outro setor, mas acabei indo para o agronegócio. Precisei me aprofundar na área para ajudar meu marido na fazenda. Tenho muito orgulho de fazer parte desse setor hoje”, relembra.


Para Sonia, a participação feminina no campo tem crescido, mas pode crescer mais. “Vejo que falta um despertar das mulheres para que elas decidam fazer o que gostam. Quando você faz o que ama, você faz aquilo muito melhor”, ressalta.


Mulheres no comando das máquinas

Elaine Valdez é jornalista e há quase 13 anos trabalha com comunicação no agronegócio. A apresentadora do programa Marcas e Máquinas é uma apaixonada pelo setor, fala com alegria e orgulho da carreira e é uma entusiasta das mulheres nessa área. Em sua passagem por fazendas em todas as regiões do Brasil, Elaine conta que está vendo cada vez mais mulheres não somente no comando das fazendas, como também na cabine das máquinas agrícolas.


“As mulheres estão cada vez mais protagonistas dentro e fora da porteira. Nas minhas passagens por fazendas, estou vendo muitas mulheres pilotando tratores, colheitadeiras e outras máquinas. Elas estão cada vez mais participando desse processo de mecanização no campo e isso é muito bom”.


Congresso Nacional das Mulheres do Agro

Neste ano, o evento traz o tema “Coordenação das cadeias produtivas no agronegócio, a década decisiva!”, que vai discutir os desafios e avanços da integração dessas mulheres em vários cargos e ocupações essenciais para o desenvolvimento do setor como um todo. Cinco embaixadoras vão representar cada região do Brasil.

“Todos os temas de palestras e apresentações são preparados um ano antes com muito cuidado. O congresso é sempre uma oportunidade de fortalecer ainda mais a participação feminina no campo. Não por isso os homens estão de fora. Eles podem e devem acompanhar esse evento junto conosco”, destaca Carol Gama, show manager do evento.
Quando acontece?

7º Congresso das Mulheres do Agronegócio

26 e 27 de outubro de 2022

Transamérica Expo Center - São Paulo, SP

Evento presencial das 9h às 18h

Agrobid

Pensando em investir em máquinas agrícolas para a próxima safra ou animais para a sua fazenda? Confira agora mesmo as opções disponíveis no Agrobid Marketplace!



1/104