• Agrobid

Nelore Kalunga te ensina os 5 passos para ganhar dinheiro com a raça!

Fazenda construiu história de sucesso e gado Kalunga já tem reconhecimento internacional


Ciça Garcia e seu rebanho de Nelore na Fazenda Kalunga | Foto: arquivo pessoal

Já são 27 anos de história, trabalho e desenvolvimento do gado de elite e do melhoramento genético em animais da raça Nelore. A fazenda Kalunga fica localizada em Bauru, interior de São Paulo, mas também possui filiais em Mato Grosso. A enorme estrutura, bem cuidada e funcional, além do belo rebanho, mostra o capricho da criadora Cecília Garcia (mais conhecida como Ciça) e sua equipe. Não à toa, o projeto já é reconhecido nacional e internacionalmente e está entre os melhores no ranking brasileiro quando se fala em criação do Nelore.


“Nosso lema é: onde tem paixão, tem raça. Quando a gente faz nosso trabalho com amor, com alegria, não tem jeito de dar errado”, destacou Ciça Garcia em mais um Papo de Agro com o Agrobid. Ciça, também, esteve na Expozebu 2022 e compartilhou sua experiência como médica veterinária à frente de uma das maiores fazendas do Brasil. Durante a conversa, Ciça deu 5 dicas que valem ouro para o pecuarista ter sucesso e lucratividade com a raça Nelore. Confira!


Dica 1 - Não achar que sabe tudo


“Todo dia é dia de aprender algo novo, que você não saiba, algo sobre alguma raça nova que possa ser usado na raça que você cuida”. Não pode estagnar! Um rebanho em crescimento e que dá lucros é resultado de uma evolução e aprendizados que não serão alcançados se o produtor ficar na zona de conforto.


Dica 2 - Estar ligado em tecnologia


Saber das inovações e novidades do mercado é essencial para manter a sua fazenda. “Não posso querer ganhar o primeiro prêmio com a mesma coisa que eu fazia há 10 anos. Quem pára no tempo, para seus animais.”


Rebanho da raça Nelore na Fazenda Kalunga | Foto: arquivo pessoal

Dica 3 - Seja persistente!


Não desanime nas primeiras dificuldades. Ser um pecuarista de sucesso está longe de ser uma tarefa fácil, mas é preciso ter constância. “Precisamos também tentar entender onde estamos errando para saber como acertar e melhorar o nosso rebanho”.


Dica 4 - Acredite na genética


Olhar a carcaça dos animais, os detalhes da formação e saber usar esses dados para aplicar no melhoramento de forma mais eficiente. “Usar as ferramentas que você tem à sua disposição para desenvolver o melhoramento genético do seu rebanho é fundamental.”



Investir em melhoramento genético é dica de ouro para o sucesso | Foto: arquivo pessoal


Dica 5 - O olho do dono é que engorda o gado


Estar na fazenda, observar seus animais e saber quais são as necessidades deles de perto é o caminho para desenvolver um rebanho de qualidade. “Nesse meio, são os detalhes que vão fazer a diferença do primeiro para o último lugar. É um bebedouro ou um banho diferente, alguma coisa que possa melhorar ou piorar o desempenho dos animais e é preciso estar de olho, trabalhar na fazenda.”


Agrobid na pecuária

O Agrobid tem o papel de contribuir cada vez mais para o crescimento da pecuária nacional, promovendo e facilitando a compra e venda de animais de forma online, transparente e muito rápida. Conheça o nosso Marketplace com os melhores animais disponíveis no mercado e aproveite as oportunidades de negócio da nossa loja.





1/57