• Agrobid

Operação de silvicultura faz uso de maquinário agrícola

Setor registra melhor série de vendas de máquinas e implementos dos últimos 20 anos



Com uma das maiores áreas do Brasil para a produção de madeira em reflorestamento, a cidade de Ribas do Rio Pardo, em Mato Grosso do Sul, atende o mercado com um volume, segundo o IBGE, de quase 3 milhões de metros cúbicos de madeira em tora, provenientes de cerca de 220 mil hectares de área de florestas plantadas. Uma atividade que requer pessoal especializado nas operações de campo e a utilização de equipamentos de uso específico para a silvicultura.


Adaptação - Em uma área de produção próxima a Ribas do Rio Pardo, o canal Marcas e Máquinas acompanhou parte do manejo realizado pela empresa TECA, de prestação de Serviços Florestais. Segundo o coordenador florestal Carlos Eduardo Franco, o trator chega da fábrica preparado para atividade da agricultura, mas que pode ser feita toda uma adaptação para silvicultura. “Quando a gente vai usar ele na floresta, nós temos que fazer toda a proteção lateral, embaixo e frontal. Dependendo da fase da floresta, precisamos fazer também a proteção nas laterais dos vidros”, explica.


Recorde - Neste ano de 2021, o agronegócio brasileiro continua batendo recordes, proporcionando saldos positivos para todos os setores da agricultura e em especial para o de mecanização agrícola, que já registra a melhor série histórica do número de vendas de máquinas e implementos dos últimos 20 anos.


Economia - Com grande capacidade operacional, o trator da linha Plus 80 está oferecendo na silvicultura facilidade nas operações, baixo custo de manutenção e de consumo de combustível. Segundo Paulo Queiróz, supervisor da Teca Florestal, a manutenção desse maquinário é prática e com serviço rápido. “Bem mais ágil que outras máquinas convencionais que tem no mercado hoje. Trouxe para nós um baixo consumo de combustível, uma robustez para trabalhar na área florestal, proporcionando assim um conforto maior para o operador no dia de trabalho dele no campo”, exaltou.


Confirma ótimas oportunidades de negócio no Superbid Marketplace. Clique nas imagens a seguir e veja as melhores ofertas:





1/91