• Agrobid

Perspectivas para o mercado agropecuário em 2023

Apesar de preocupações no setor, pecuaristas devem manter investimentos em genética e leilões

Foto: Unsplash

O mercado agropecuário, a produção de carnes no Norte do Brasil e as expectativas para a realização de leilões foram tema de mais um Papo de Agro, que contou com a participação de Guilherme Minssen, zootecnista e leiloeiro e Leonardo Mio, CEO do Canal do Campo.

Perspectivas de mercado para os pecuaristas brasileiros

Apesar de uma forte desvalorização do boi gordo nos últimos meses no mercado interno, a produção e exportação de carnes brasileira segue em ritmo crescente. Depois de o volume embarcado ter ficado acima de 200 mil toneladas em agosto e em setembro, as exportações de carne somaram quase 190 mil toneladas em outubro.


Para Guilherme Minssen, apesar de preocupações naturais para o mercado agropecuário, a produção deve continuar subindo. “O pecuarista está bem preocupado neste momento com tantas questões, como o pós pandemia, a guerra na Europa e o momento político no Brasil, mas precisamos focar em uma boa parte técnica à frente. Temos oportunidade de comercialização, boa genética dos animais, mas o grande desafio é negociar a parte ambiental, principalmente com os novos políticos que vem aí”, pontuou.

Produção de carnes e leilões no Norte do Brasil

Guilherme também destaca alguns benefícios para os criadores de animais do Norte do país. “Aqui nossa temperatura é bem equilibrada, nossa terra nos ajuda a criar vários tipos de animais, tanto bovinos como bubalinos. Nosso trabalho com bubalinos, por exemplo, tem apresentado bons resultados. São animais de dupla aptidão (produzem tanto carne quanto leite) e investimos muito em boa genética. Nossos leilões têm tido ótimos resultados também”.

Perspectivas para os leilões virtuais em 2023

Para Leonardo Mio, apesar das preocupações do setor, além de insumos altos para a produção agropecuária, as expectativas para a realização de leilões em plataformas online são positivas. “Temos boa expectativa quanto à conquista de novos mercados e de aquisição de novas tecnologias para a nossa plataforma. Com certeza, ganharemos mais mercado no ano que vem”, enfatizou.


Pecuarista, você já conhece o Canal do Campo? Acesse o site aqui, faça o seu cadastro gratuitamente e comece a negociar os seus animais de forma totalmente online e segura.


Pensando em investir em máquinas e implementos agrícolas? Confira as opções disponíveis no Agrobid Marketplace!



1/105