• Agrobid

Pesquisa da Embrapa e ABHB mensura emissão de metano

Updated: Jun 29

O objetivo do estudo é trabalhar com dados científicos para a seleção de animais que consumam menos para alcançar melhores índices produtivos.

Agrobid Marketplace Agro - Pesquisa da Embrapa e ABHB mensura emissão de metano
Animais em avaliação na Embrapa Pecuária Sul | Foto: Cristina Genro/Embrapa

A Embrapa Pecuária Sul e a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) começaram a medir a geração de metano entérico por touros das raças. O estudo está vinculado à tradicional Prova de Eficiência Alimentar (PEA) e buscará mensurar, além dos reprodutores mais eficientes na conversão alimentar, quais deles têm menor taxa de emissão do gás, que é produzido durante a digestão dos ruminantes e dispersado na atmosfera por eructação.


O objetivo da PEA é trabalhar com dados científicos para a seleção de animais que se alimentam de forma mais eficiente, ou seja, consumam menos para alcançar melhores índices produtivos. Com a mensuração do metano emitido, acrescenta-se mais uma informação que pode ser usada na seleção e melhoramento genético, na busca por uma pecuária cada vez mais sustentável.


Conforme a pesquisadora Cristina Genro, da Embrapa Pecuária Sul, de forma geral, o objetivo da pesquisa em parceria com as associações de raça é avaliar animais mais produtivos, que tenham melhor eficiência alimentar e que emitam menos metano entérico. “Vamos relacionar os resultados de emissão de metano com a Prova de Eficiência Alimentar. Assim, vamos avaliar quantos gramas de metano estão sendo emitidos por animal para cada quilo consumido e transformado em peso. Nossa intenção não é comparar entre raças, mas em cada raça ver quais animais atendem ao critério de menores emissores”, destacou.


Segundo Roberto Collares, analista da Embrapa Pecuária Sul, coordenador das provas de avaliação genética a campo e de eficiência alimentar, esse avanço nas avaliações realizadas pela Embrapa Pecuária Sul em parceria com as associações de raça é fundamental. “A avaliação da emissão de metano vem em boa hora, pois a pecuária nacional busca identificação de características de eficiência com pesquisas científicas que estabeleçam essas qualidades”, disse.


Para Felipe Azambuja, gerente de Operações e da Carne Hereford, o estudo é de suma importância para a ABHB, pois é uma forma de auxiliar o setor pecuário a aumentar sua produção em harmonia com a sociedade e meio ambiente. “Importante pesquisa realizada pela Embrapa com total apoio da ABHB e de seus sócios. Acreditamos que a mensuração é mais uma informação relevante para uma produção cada vez mais sustentável”, pontuou.


Durante a PEA e a avaliação de emissão de metano, os reprodutores ficam confinados, com acesso à alimentação e água sem restrição, conforme as recomendações de bem-estar animal. Antes da PEA, os animais também passaram pela Prova de Avaliação a Campo (PAC).


Fonte: Embrapa Pecuária Sul


Produtor(a)! Você já conferiu os animais e máquinas disponíveis aqui no Agrobid? Acesse o nosso Marketplace e compre o melhor gado e maquinário disponíveis no mercado.



Agrobid Marketplace Agro - Pesquisa da Embrapa e ABHB mensura emissão de metano
Touro Canchim ILM13297

1/104