Agrobid
População no Agro sobe para 18 milhões de pessoas no Brasil
Dados também indicam aumento da informalidade entre trabalhadores no setor

A população ocupada no agro somou mais de 18 milhões de pessoas em 2021. De acordo com as pesquisas realizadas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, houve um aumento de 5,5% frente ao ano anterior. Inclusive, o número de pessoas atuando no setor foi o maior desde 2016.
Pandemia
Segundo pesquisadores do Cepea, esse avanço está atrelado à retomada das atividades, à consequente recuperação dos postos de trabalho impactados anteriormente pela crise da covid-19 e à boa conjuntura vivenciada pelo setor desde meados de 2020.
Pecuaristas
A participação do agronegócio no mercado de trabalho brasileiro foi de 20,21% no ano passado. As pesquisas indicam que todos os segmentos do agro apresentaram crescimentos na população ocupada, com destaque para a agropecuária, no qual o aumento foi de 7,07% (ou mais de 567 mil pessoas).
Perfil do trabalhador rural
Pesquisadores do Cepea ressaltam os fortes aumentos da população ocupada no agronegócio das categorias de trabalhadores por conta própria em 2021 (10,32% ou 578,9 mil pessoas) e, em segundo lugar, dos empregados sem carteira assinada (9,51% ou 273,7 mil pessoas). Esses dados indicam o possível aumento da informalidade no setor, acompanhando a tendência do Brasil. Esse movimento também caracteriza uma recuperação pós-pandemia, tendo em vista que as maiores perdas relativas em 2020 ocorreram para ocupações por conta própria e empregados sem carteira de trabalho assinada.
Oportunidade
Pensando em investir em máquinas agrícolas? Clique aqui e confira as opções de tratores e implementos disponíveis no nosso marketplace.