• Agrobid

Previsão do tempo: clima continua seco nos próximos dias

Saiba como ficará o clima para esta semana


Após a passagem de uma frente fria e na sequência o declínio acentuado das temperaturas no centro-sul do Brasil, a semana deve ser marcada por tempo aberto em quase todo o país, com exceção apenas para a faixa litorânea do Nordeste e, também, o estado do Espírito Santo, onde há previsões para eventuais pancadas de chuva.


O frio deverá permanecer?

A massa de ar polar continua sobre a região centro-sul do Brasil, mas já está perdendo forças. Com isso, ao longo dessa semana, existe possibilidade de chuvas isoladas e de baixa intensidade sobre algumas áreas do sul do Rio Grande do Sul.


O Espírito Santo e o sul da Bahia também devem receber chuvas devido às ondas de leste que ainda levam umidade para dentro do continente.


Quando voltam as chuvas?

Algumas chuvas estão previstas para a virada do mês no Sul do Brasil, mas não devem trazer volumes expressivos. O que mantém uma condição relativamente boa ao início do plantio da nova safra de soja e milho.


Nas demais áreas tempo aberto e sem nada de chuvas. Segundo o agrometeorologista da Rural Clima, Marco Antonio dos Santos, os modelos já começam a sinalizar uma condição de chuvas em meados de setembro, mesmo que isoladas sobre grande parte da região central do Brasil. Permitindo a melhora das condições para o plantio.


“Vale salientar que o fenômeno La Niña está aí ainda. Essas chuvas na segunda quinzena de setembro, principalmente na região serrana, ainda não são sinônimos da total regularização. Então, muita cautela!”, alerta o agrometeorologista

Clima para as áreas de café e cana-de-açúcar

O período seco nos próximos dias permitirá o rápido avanço das colheitas tanto do café quanto da cana-de-açúcar e, também, da laranja. Para essas áreas, as chuvas estão previstas somente para meados de setembro.


Pensando em investir em máquinas e implementos agrícolas? Confira as opções disponíveis no Agrobid Marketplace!




1/91