• Agrobid

Produtor rural ensina como operar máquinas agrícolas

Ideia do canal “Manual do Operador” surgiu após agricultor comprar colheitadeira sem saber como utilizá-la
Imagem via Instagram @allanpasquini Manual do Operador
Imagem via Instagram @allanpasquini

O agricultor Allan Pasquini nunca imaginou a visibilidade que seu trabalho poderia ter. Com 36 anos, casado e pai de três filhos, Allan é um homem apaixonado e dedicado à família e ao mundo das máquinas. Seu canal no YouTube, o Manual do Operador, já conta com quase 200 mil inscritos, e toda a história de seu sucesso começou quando ele simplesmente não sabia o que fazer com uma colheitadeira nova.


Família

A família de Allan trabalha com agricultura há 35 anos. No início, a família tinha uma propriedade grande, que contava com uma área de 900 alqueires de plantação só de mandioca. Atualmente, o tubérculo continua sendo a cultura principal e o carro-chefe de produção da família, mas com uma área menor, de 220 alqueires. “Sempre plantamos mandioca, mas a gente viu a necessidade de fazer rotação de cultura. Fomos para produção de grãos”, disse. A fazenda da família Pasquini tem 240 hectares e está localizada próximo ao município de Maringá, no noroeste paranaense. Além da mandioca, Allan também se dedica à plantação de mogno, soja e algumas frutas. O pai cuida da parte de pecuária, com criação de gado.


O início

O canal do produtor rural surgiu em 2017, após a família adquirir uma colheitadeira nova, mas sem saber como a utilizar. “Era uma coisa nova para a gente. A gente ainda não tinha um equipamento daquele porte, daquela tecnologia”, lembra. Com a ansiedade em querer logo aprender a usar o novo equipamento, Allan passou a buscar conteúdo na internet para estudar sobre o maquinário, mas não encontrou as instruções que esperava. “Eu achei pouquíssimos vídeos sobre colheitadeira na época. Eram poucos vídeos que realmente ensinavam como operar o equipamento”, conta.

Após aprender sozinho a operar a máquina, Allan teve a ideia de gravar um vídeo sobre como manusear a colheitadeira. “Ninguém fazia o que eu fiz. Mostrei para a pessoa que está começando como usar e fazer aquele ‘troço’ andar. Somando àquela nova habilidade que eu aprendi, de operar a colheitadeira, eu aprendi a fazer vídeos”, orgulha-se.


Youtuber

No primeiro ano do canal no ar, Pasquini gravou apenas três vídeos, sendo todos sobre a colheitadeira. O produtor rural lembra da qualidade dos primeiros vídeos, que era ruim. “Foram gravados com telefone sem tripé, com um telefone ruim que eu tinha na época. A gente não tinha a experiência que tem hoje em gravação”, revela. Após o terceiro vídeo, o canal ganhou cerca de 1.200 inscritos, mas Allan optou por publicar pouco material até meados de 2019. “O canal ainda estava pequeno. Você não vê futuro”, disse.


Manual do Operador

Assim como foi com a colheitadeira, a compra de outro maquinário inspirou o produtor rural a voltar a atenção ao seu canal no YouTube. “Eu comprei um trator novo. Eu já tinha um pouco mais de experiência e um telefone melhor para gravar. Aí esse vídeo explodiu e teve quase meio milhão de visualizações”, explica. O sucesso desse material foi tanto que o canal, que já contava com 6 mil inscritos na época, passou para 25 mil inscritos. Eram novos seguidores que queriam continuar acompanhando as aventuras e instruções de Allan no mundo das máquinas. “Eu passei a gravar vídeos quase que diariamente, pois o canal estava crescendo. Aí a Valtra passou a me chamar para eventos e eu continuei gravando”, ressalta.


Oportunidade

Por falar em Valtra, que tal investir em um novo implemento agrícola? Assim como o Allan, um novo maquinário pode lhe trazer sucesso e lucratividade. Clique aqui e confira as diversas opções de tratores, colheitadeiras, pulverizadores e plantadeiras, que estão disponíveis no nosso marketplace.

1/58