Agrobid
"Queremos ter a produção agrícola mais sustentável do mundo!"
O novo Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, destacou a importância da produção sustentável em seu primeiro discurso

A transmissão de cargo ao ministro Carlos Fávaro foi realizada na tarde desta segunda-feira(2). O evento, que aconteceu no auditório da sede da Embrapa, contou com a presença de lideranças e autoridades do setor. Fávaro recebeu o cargo do ex-secretário executivo do ministério Marcio Eli Almeida, que representou o ex-ministro da Agricultura Marcos Montes na cerimônia de transmissão de cargo.
Além de destacar a importância da Embrapa para o Agro brasileiro, o atual Ministro da Agricultura, reforçou o discurso de uma produção agrícola sustentável, dizendo que o principal gargalo do Agro brasileiro se tornou o desmatamento. Fávaro afirmou que irá mudar essa visão que, segundo ele, "se tornou pária" internacionalmente.
Entenda a alteração na estrutura do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
A estrutura do MAPA foi desdobrada em três pastas:
Ministério da Agricultura e Pecuária
Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar
Ministério da Aquicultura e Pesca
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que era da responsabilidade do MAPA, passou para o Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Como foi o primeiro dia de trabalho do novo Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro
No primeiro dia de trabalho como ministro da Agricultura e Pecuária, o ministro Carlos Fávaro recebeu nesta segunda-feira (2) representantes internacionais para debater as relações do agro brasileiro com a segurança alimentar mundial.
A ministra do Meio Ambiente, Agricultura e Assuntos Rurais do Reino Unido, Thérèse Coffey, esteve no Mapa para conversar sobre temas de cooperação entre os dois países. “É muito importante no meu primeiro dia de trabalho ter o Reino Unido compartilhando os mesmos objetivos”, disse o ministro.
A vice-primeira ministra e ministra da Economia da Ucrânia, Yuliia Svrydenko, também visitou o Ministério da Agricultura do Brasil. Na pauta, o principal assunto foi a possibilidade de importação de fertilizantes pelo Brasil. O deputado federal Neri Geller, que integrou o Grupo de Trabalho da Agricultura na transição de governo, também participou da reunião.
FAO
Fávaro também recebeu o subdiretor-geral e representante regional da FAO para a América Latina e Caribe, Mário Lubetkin. Ele destacou a importância do Brasil para a articulação e o desenvolvimento regional. “Cada movimento do Brasil é muito importante para a América Letina e o Caribe”, disse Lubetkin.
Relembre a história do novo Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro
Carlos Henrique Baqueta Fávaro nasceu em Bela Vista do Paraíso (PR). É agropecuarista e Senador da República. Ingressou na vida política após anos de trabalho no agronegócio, onde tornou-se vice-presidente da Associação dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja Brasil), em 2010, e presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja-MT). Também presidiu a Cooperativa Agroindustrial dos Produtores de Lucas do Rio Verde (Cooperbio Verde).
Entre 2015 e 2018, ocupou o cargo de vice-governador do estado de Mato Grosso. Em abril de 2016, foi nomeado secretário de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso, cargo que ocupou até dezembro de 2017.
Em 2020, tomou posse do mandato como Senador da República substituto até o resultado de eleição suplementar convocada pelo TRE-MT. Venceu a disputa e conquistou o cargo de Senador até 31 de janeiro de 2027.