• Agrobid

Rentabilidade e precocidade do rebanho

Veterinário encontrou na raça Bonsmara a solução para aumentar o lucro da propriedade

João Fabriel Knychala, veterinário da fazenda Bonsmara Barra Grande, em Uberlândia(MG).

Em Uberlândia, um veterinário com mais de 14 anos de experiência se deparou com um impasse: a busca de um gado com maior produtividade em uma menor área. Na intenção de sempre procurar o que poderia fazer para melhorar a pecuária brasileira, João Fabriel Knychala, veterinário da fazenda Bonsmara Barra Grande, estudava uma saída para aumentar o rendimento da propriedade.


Cruzamento Industrial - Para a fazenda em Uberlândia(MG), o cruzamento industrial, muito utilizado no Brasil, que é a combinação de raças de diferentes tipos biológicos, não funcionou. “O processo do cruzamento industrial aqui na fazenda esbarrou quando vimos que o touro europeu, que estávamos utilizando no cruzamento, não conseguia cobrir a campo", afirmou o veterinário.


Para este cruzamento seria preciso investir em manejos mais complexos e, também, Inseminação Artificial em Tempo Fixo(IATF), o que não seria o ideal para a propriedade que buscava o aumento da rentabilidade. O processo para produzir uma raça que alcançasse um maior volume de carne em menor tempo e com maior qualidade continuou, até que encontraram a possibilidade de trabalhar com raças européias adaptadas.



A raça Bonsmara foi a solução encontrada para aumentar o lucro da propriedade.

Europeu adaptado - A raça escolhida foi o Bonsmara, que resolveu o problema na propriedade na procura de um gado que atendesse o gargalo de um F1 de qualidade. “Encontramos um touro que, além de se adaptar, conseguiu propiciar toda essa produtividade que estávamos buscando, qualidade, precocidade, além de cobrir a campo”, disse o veterinário.


Oportunidade - A Fazenda Barra Grande está com uma loja no Superbid Marketplace. Para conferir os lotes e os touros espetaculares Bonsmara siga os passos abaixo:

1- Acesse: https://www.superbid.net/busca/bonsmara-barra-grande

2- Clique em Cadastre-se. (Assista ao tutorial clicando aqui)

3- Preencha os campos com as suas informações

4- E pronto! Agora é só confirmar o seu e-mail, se habilitar e dar lances. Bons negócios!


1/104