• Agrobid

Resultado de cruzamento com a raça Montana é espetacular!

A afirmação é do pesquisador da USP, José Bento Ferraz

Touros Montana | Foto: JP Agronegócios

O Agrobid realizou, o Webinar: JP Agronegócios. O encontro virtual foi uma amostra de 15 dos 48 lotes, da raça Montana que estão sendo ofertados no Superbid Marketplace. Com mediação do leiloeiro Devanir Ramos, o bate-papo trouxe José Pavan Neto, sócio da JP, Gabriela Giacomini, superintendente técnica da Associação Internacional de Criadores de Montana, e o professor José Bento Ferraz, que é pesquisador da USP e geneticista da raça.


Montana - A raça é conhecida por sua excelente adaptatividade ao clima tropical, fertilidade, precocidade sexual, ganho de peso rápido e o alto desempenho produtivo, além de oferecer carne de qualidade. Se você ainda não conhece a raça do Montana, clique aqui e confira a primeira Confraria Agrobid: Raça Montana.


JP Agronegócios - O projeto se tornou referência na pecuária e tem ganhado cada vez mais espaço no mercado nacional. A JP utiliza tecnologias como genômica, ultrassom de carcaça e fertilização in vitro para trabalhar o melhoramento genético de bovinos. “O Montana representa a influência de todos os animais que a gente tem aqui hoje”, disse José Pavan Neto. Giacomini explica que o objetivo da produção do Montana é entregar as ferramentas do melhoramento genético do gado de forma simples. Ao usar o Montana, o pecuarista acessa a heterose e uma série de características de outras raças que foram incorporadas ao Montana por ele ser um composto. “Tudo isso de forma simples. É comprar o sêmen do Montana e ir trabalhar, começar a produzir bezerros”, disse a zootecnista.


Destaques dos 48 lotes - Um dos touros destacados foi o JP 435619. Ele tem 25 meses, pesa 611 kg, perímetro escrotal de 36 centímetros e tem o IMTN no valor de 9.14. “Isso significa que ele está entre os melhores da safra. Então, para cada 100 animais, tem 1 animal com esse índice”, disse Gabriela Giacomini. Um outro touro que também chamou a atenção foi o JP 414619, pesando 626 kg, perímetro escrotal de 34 centímetros e com IMTN no valor de 9.75. Para se ter ideia do valor genético desse touro, o professor José Bento ressalta que um exemplar como este nasce a cada 450 animais. Os 48 lotes podem ser conferidos aqui.


Atributos para cruzamento - Bento cita o programa do protocolo 1953 da Friboi (saiba mais sobre aqui) em que a raça Montana foi bem avaliada. A JBS qualifica a raça para qualquer cruzamento, inclusive com Angus, Braford, e Nelore. Para Bento, o cruzamento com a vaca F1, apresenta como resultado uma reprodução espetacular, por ela ser muito leiteira, especialmente se for com uma exemplar do Angus. “A aptidão do Montana é ser touro a campo para produzir animal top”, ressalta.


E se você perdeu o Webinar: JP Agronegócios, que tal dar uma conferida no nosso canal do YouTube e ver tudo o que rolou? Clique na imagem abaixo e acompanhe.




E para garantir a sua chance de comprar animais de genética de ponta e alta performance, siga os passos a seguir para fazer o cadastro prévio:


1- Acesse: https://jpagro.superbid.net/


2- Clique em Cadastre-se. (Assista ao tutorial clicando aqui)


3- Preencha os campos com as suas informações


4- E pronto! Agora é só confirmar o seu e-mail, se habilitar e dar lances. Bons negócios!


1/58