• Agrobid

Rural Clima reduz estimativa da Safra de Soja 2021/22

O valor é 5,03% menor que o último divulgado no dia 3 de fevereiro, que era de 129,2 milhões de toneladas


Agricultores brasileiros foram afetados pelos dois anos consecutivos do fenômeno La Niña. (Foto: Unsplash)
Agricultores brasileiros foram afetados pelos dois anos consecutivos do fenômeno La Niña. (Foto: Unsplash)

No início do mês de fevereiro a Rural Clima, empresa de consultoria agrometeorológica, divulgou a estimativa para a produção da safra de soja 2021/22. Até então a previsão era de 129,2 milhões de toneladas, levando em conta a estiagem no Sul do Brasil e as chuvas ininterruptas no Centro-Oeste.


Situação agravante

A ausência de chuvas regulares nas últimas semanas no Rio Grande do Sul ocasionou uma redução significativa nos índices de produtividade, levando a um estimativa de 25 sc/ha para o estado.


O excesso de dias chuvosos, desde meados de novembro/21 em grande parte do cerrado – em especial em Mato Grosso – vem ocasionando perdas nos índices de produtividade.


Estes dois fatores e as previsões nada animadoras para as próximas semanas, resultaram na redução dessa estimativa feita pela consultoria.


La Niña

Segundo a consultoria, os principais modelos de previsão de ENSO/La Niña, com exceção da NOAA, indicam um enfraquecimento da La Niña ao longo desta 2ª metade do verão e 1ª metade no outono. Porém, em abril, as águas do Oceano Pacífico em sua região equatorial ainda se manterão mais frias. Assim, apesar do enfraquecimento do fenômeno, tanto essa 2ª metade do verão quanto o começo do outono ainda terá um clima sob a influência desse fenômeno.


Produtor rural(a), confira as opções de tratores disponíveis no Agrobid Marketplace.



1/105