• Agrobid

Rural Clima reduz estimativa de safra de soja 21/22 em 4,1%

Redução da projeção foi motivada pela situação climática nas regiões produtoras do Brasil

Acúmulo de La Niña explica chuvas e seca atípicos. (Foto: Unsplash)
Acúmulo de La Niña explica chuvas e seca atípicos. (Foto: Unsplash)

A estiagem, que vem atingindo o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e as chuvas ininterruptas, que vem ocorrendo e que estão previstas para o mês de fevereiro na região do Cerrado, resultaram na redução da projeção feita no mês de janeiro pela Rural Clima.


No primeiro mês de 2021, a consultoria divulgou a número de 134,7 milhões de toneladas

e o agravante do clima o este número diminuiu em 4,1%, chegando no previsto de 129,2 milhões de toneladas.


Segundo a Rural Clima, a previsão para os próximos dias para as principais áreas produtoras de Mato Grosso, Tocantins e Goiás a previsão é de muita chuva e com períodos de “invernadas”, que podem atrapalhar esta fase final da colheita da soja.


No Rio Grande do Sul a tendência é que a chuva volte neste final de semana, mas de forma muito irregular. O que não ajudará a situação grave do estado.


Seguro Rural

Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o levantamento preliminar da Secretaria de Política Agrícola do Mapa junto às principais instituições financeiras do crédito rural aponta cobertura significativa de mitigadores de risco para médios e pequenos produtores de soja e milho, com Proagro e Seguro Rural nos estados afetados pela seca.


Segundo maior produtor de soja do país, o Paraná está com 44,6% da área de cultivo de soja segurada, enquanto a cultura de milho tem seguro em 34,3% de sua área. Em Mato Grosso do Sul, o panorama é de 27% de cobertura para a soja e de 16,1% para o milho.


Produtor(a) rural, confira as opções de maquinário agrícola disponíveis no Agrobid Marketplace.




1/91