• Agrobid

Saiba como escolher a máquina agrícola ideal para o seu negócio

Capacitação, manutenção e investimento inteligente são fatores essenciais para ficar de olho

Foto: Unsplash

O plantio de grãos já começou em muitas regiões do Brasil. Isso significa que já é hora de colocar as máquinas agrícolas no campo para semear e pulverizar o solo. Ainda não adquiriu a sua máquina agrícola? Tem dúvidas de onde procurar a melhor opção para o seu tipo de cultura? Onde encontrar profissionais bem capacitados e eficientes para operar as máquinas agrícolas, cada vez mais modernas e tecnológicas?


Essas perguntas foram respondidas em mais um Papo de Agro, que contou com a participação de Paulo Costabeber, diretor da Super Tratores, revendedora da New Holland no Rio Grande do Sul; Pablo Vasconcelos, influencer do canal de Youtube Tratormec e Adenilson Jardulle, tratorista e também influencer do canal Jardulle Máquinas.


Capacitação: o fator crucial na hora de operar as máquinas agrícolas

Todos os anos, grandes marcas lançam máquinas agrícolas cada vez mais tecnológicas no mercado. Inteligência artificial, GPS, comunicação via satélite, operação remota, entre outras novidades, são cada vez mais comuns nesses equipamentos. Mas, será que a mão-de-obra está acompanhando essa verdadeira revolução no campo? Para Adenilson Jardulle, os produtores estão sim mais preocupados em capacitar as equipes, mas ainda faltam trabalhadores qualificados nesse setor. “O produtor que não treina a sua equipe corretamente está perdendo dinheiro, tendo um alto consumo de combustível e outros prejuízos nas suas máquinas. O grande produtor que não cuida dessa parte chega a perder um trator por ano. É preciso ter atenção à capacitação da equipe”, comenta.


E o que um operador de tratores ou outras máquinas agrícolas precisa fazer para operar bem esses equipamentos? Jardulle tem a resposta. “O operador que quer ganhar mais, tem que se capacitar, pesquisar, ler manuais, estudar, porque o mercado está a procura de profissionais bem formados”.


Paulo Costabeber complementa: "Nós, da Super Tratores, encaramos a capacitação com muita seriedade. Nós cobramos pelos cursos que damos e já formamos centenas de operadores. Invistam nessa carreira, especialmente no aprendizado das novas tecnologias. Hoja já vejo operador de máquina bem formado ganhando mais que executivo na cidade, isso é muito bom de se ver”.


Como escolher o melhor trator para o seu negócio?

Pablo Vasconcelos, do canal Tratormec, dá dicas rápidas e práticas quando o assunto é a escolha do maquinário ideal. “Olhe todo o sistema da sua propriedade, verificando toda a janela de plantio, colheita, pulverização. Só depois disso é que ele deve pesquisar uma máquina que seja adequada a essas condições. Em todo o Brasil hoje temos concessionárias que podem ajudá-lo a fazer essa escolha também”, destaca.


Para não perder dinheiro, faça uma boa manutenção das máquinas

“A média de uma máquina agrícola hoje é de 10 mil horas, mas claro que temos que levar em conta a manutenção que o produtor faz dessa máquina ao longo do tempo. Quanto mais ele se preocupa com isso, mais aquela máquina rende e parece nova”, enfatiza Jardulle. Paulo Costabeber também complementa: “terminou de plantar, já coloca a sua máquina na oficina para não ter dor de cabeça depois e ainda poupar dinheiro”.


Máquinas usadas: no que prestar atenção antes de fazer a sua compra?

As dicas de Pablo Vasconcelos são, mais uma vez, simples e diretas. “Qual a primeira coisa a se olhar antes de comprar um trator usado? Procedência. Máquina usada sem documentos dá muita dor de cabeça. Olhe sempre a origem e procure saber sobre os antigos donos desse trator. Compre em algum lugar que você confie”.


Pensando em investir em máquinas e implementos agrícolas? Confira as opções disponíveis no Agrobid Marketplace!



1/105