• Agrobid

Saiba como está o ritmo de colheita da soja

Updated: Feb 24

Segundo o Cepea, o tempo ajudou nas regiões produtoras
Imagem via Unsplash
Imagem via Unsplash

Chuvas menos volumosas nas regiões produtoras de soja favoreceram o progresso da colheita na última semana. Mesmo assim, a comercialização está mais lenta, pois vendedores se afastaram do mercado spot e parte dos compradores se mostra abastecida e atenta ao cenário externo. Já a liquidez no mercado de farelo de soja segue limitada, devido à baixa oferta.


China

Segundo pesquisadores do Cepea, a China, o principal destino da soja brasileira, sinaliza menor margem de esmagamento, o que pode resultar em cancelamentos de contratos e diminuição de novas compras da oleaginosa no Brasil. Agentes consultados pelo Cepea indicam que a demanda chinesa pode se deslocar aos Estados Unidos. Nesse contexto, houve aumento na disparidade entre os valores pedidos por compradores e os ofertados por vendedores, o que limitou a liquidez no mercado spot. Inclusive, agentes consultados pelo Cepea indicam que o ritmo de negociação da safra 2021/22 está inferior ao das duas últimas safras, o que é comum diante do preço elevado.


Farelo de soja

Enquanto consumidores mostram necessidade em adquirir novos lotes de farelo de soja a curto prazo, agentes de indústrias relatam dificuldades na aquisição da matéria-prima. Esse cenário somado à disputa com compradores internacionais e à quebra de safra na Argentina, principal abastecedora global de derivados de soja, elevaram os preços domésticos de farelo nos primeiros 15 dias de fevereiro.


Prêmio de exportação

Nas regiões acompanhadas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o farelo de soja valorizou 6,4% entre a média de janeiro e a da primeira quinzena de fevereiro. No caso dos prêmios de exportação de farelo de soja, no Brasil, já operam nos maiores patamares em 12 anos.

Com base no porto de Paranaguá (PR), a oferta de venda de prêmio de exportação de farelo de soja, referente ao embarque em março/22, passou de US$ 10,16/tonelada curta, na média da primeira quinzena de janeiro, para US$ 29,20/tonelada curta, na primeira metade de fevereiro. Trata-se do maior patamar desde 2010, quando são considerados os embarques em março de anos anteriores.


Oportunidade

O Agrobid Marketplace tem ótimas ofertas em máquinas agrícolas. Fique atento, agricultor! E para os pecuaristas, temos touros e novilhas excepcionais da raça Canchim. Clique aqui e confira.

1/57